Em um evento do PL Mulher, Michelle Bolsonaro criticou Janja Lula da Silva por viagens e compras de imóveis sem licitação. A ex-primeira-dama também lamentou, nas redes sociais, a falta de continuidade do programa Pátria Voluntária, criado durante o governo Bolsonaro, em vídeo publicado nesta sexta-feira, 26.
“Infelizmente, algumas primeiras-damas têm vocação para trabalhar”, começou a falar Michelle, que finalizou: “Mas outras têm vocação para viajar e articular compra de móveis sem licitação.”
Nesta semana, Janja viajou para a França para acompanhar os Jogos Olímpicos, o que gerou críticas, nas redes sociais e também por parte de Michelle. Apesar de convidado do presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não foi à cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris e enviou Janja, a primeira-dama, em seu lugar.
Em relação à compra de móveis sem licitação, Michelle refere-se à investimentos para o Palácio do Alvorada, a residência oficial do presidente do país. Sobre isso, o governo Lula alegou que parte da mobília antiga havia desaparecido, fato que justificaria, assim, uma a aquisição emergencial.
O programa Pátria Voluntária foi uma criação do governo de Jair Bolsonaro, chefiado pela então primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Ele realizou ações sociais voltadas para pessoas vulneráveis, além de promover arrecadações solidárias. Michelle lamentou pela medida não receber atenção do atual governo.
Como presidente do Pátria Voluntária, nós ajudamos o Brasil inteiro”, disse Michelle. “Em lugares mais remotos, a nossa ajuda chegou. Nós incentivamos, fomentamos o voluntariado e estamos colhendo os frutos hoje. Infelizmente, está parado o programa de governo.”
Em março de 2024, no entanto, a Presidência localizou os tais móveis que estavam desaparecidos. O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou improcedente uma representação que questionava possíveis irregularidades na compra, considerando que o processo foi conduzido de forma legal.
Nas redes sociais, além de compartilhar o vídeo acima, publicado pelo Partido Liberal (PL), Michelle Bolsonaro explicou mais sobre a vocação da primeira-dama Janja, que “gasta o que é do próximo para ajudar a si mesma.”
“A vocação reflete a essência de cada pessoa e se manifesta no mundo por meio dos atos concretos e não por palavras lançadas aleatoriamente”, escreveu Michelle. “Umas ‘gastam’ a si mesmas para ajudar o próximo. Outras ‘gastam’ o que é do próximo para ajudar a si mesmas.”
A vocação reflete a essência de cada pessoa e se manifesta no mundo por meio dos atos concretos e não por palavras lançadas aleatoriamente.
Umas “gastam” a si mesmas para ajudar o próximo. Outras “gastam”o que é do próximo para ajudar a si mesmas. C’est la vie. La vie est belle! pic.twitter.com/Qt7t5cF5pj
— Michelle Bolsonaro (@Mi_Bolsonaro) July 26, 2024
Fonte: revistaoeste