Sophia @princesinhamt
Política

Medeiros propõe criação de comissão de acompanhamento à situação do povo Yanomani

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O José Medeiros (PL) propôs a criação de uma comissão externa da Câmara Federal para acompanhar a situação de calamidade sanitária enfrentada pelos povos indígenas Yanomami em Roraima. O objetivo é colaborar com uma solução, bem como impedir que o governo federal responsabilize a gestão passada e use as circunstâncias  para decretar medidas de exceção.

 

“A Câmara dos Deputados precisa acompanhar de perto a crise humanitária na reserva Yanomami. Seja para requerer ou tomar ciência das medidas urgentes à saúde e alimentação das populações indígenas em situação de , seja para fiscalizar os atos do , uma das ões primárias do Parlamento, ou mesmo para apurar responsabilidades que vêm sendo indevidamente colocadas em governos anteriores para criar uma narrativa de tirar a responsabilidade da atual gestão”, argumenta Medeiros em requerimento enviado à Mesa Diretora da Câmara.

 

“Criar crises e estado de exceção para atuar sem amarras legais ou com base em intervenções como decretado no Distrito Federal, em que pese a inação proposital do governo para gerar a própria crise, como noticiado pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e órgãos públicos”, completa.

 

O parlamentar alega que é necessário levar soluções efetivas para os povos indígenas Yanomami e evitar que o governo federal deturpe a real crise existente com vistas a manipular a opinião pública, para tomar posteriores medidas de exceção que ampliem seu poder e diminuam as limitações legais na sua atuação. 

 

“É fundamental e dever da Câmara Federal criar a comissão externa. Precisamos de medidas emergenciais, mas também políticas públicas eficientes”, defende.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.