O em São Paulo entrou com uma denúncia na Justiça Eleitoral contra o Partido dos Trabalhadores (PT), na última quinta-feira, 30. O partido do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acusa o PT de propaganda antecipada contra o atual chefe do Executivo paulistano.
A sigla alega manipulação de informações e a criação de fake news em um jornal petista. O MDB busca uma liminar para interromper a distribuição do folheto do PT, sob pena de multa diária e busca e apreensão dos materiais.
O partido também solicita a aplicação da multa máxima por propaganda eleitoral antecipada, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil, ou o custo da propaganda, se este for maior.
Em resposta, o diretório petista na capital paulista declarou que “todos os procedimentos de pré-campanha adotados pelo PT estão em conformidade com a legislação eleitoral”.
Ainda, o PT acrescentou que não foi notificado pela Justiça Eleitoral, até o momento. O PT apoia o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Apesar de contar com apoio formal do PT, com direito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedir votos em seu favor na disputa eleitoral deste ano, no mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas para a Prefeitura de São Paulo.
Conforme o material publicado na última quarta-feira, 29, o político do MDB surge na liderança em três possíveis cenários de candidatos. Além disso, Nunes venceria o psolista se um eventual segundo turno, por 48,1% a 35,9%.
O Paraná Pesquisas registrou o levantamento de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo no , com o número SP-05645/2024. Com margem de erro de 2,6 pontos porcentuais, a pesquisa apresenta nível de confiança de 95%. Mil e quinhentos eleitores participaram das entrevistas. O trabalho de campo, a saber, ocorreu de 24 a 28 de maio.