Sophia @princesinhamt
Política

Mauro tratará de taxa zero de desmatamento ilegal e confisco de propriedades em reunião com Lula

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governador Mauro Mendes (União) continua a defender zero de desmatamento ilegal e afirmou que irá levar essa pauta para a primeira reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontecerá nos próximos dias, como prometido pelo petista durante sua campanha. A ideia não saiu da cabeça de Mendes, mesmo com a pauta sofrendo resistência de lideranças políticas, incluindo aliados.

“Eu continuo defendendo o desmatamento ilegal zero, e eu tenho defendido algo muito mais radical. No primeiro momento, isso causou um certo alvoroço do mercado econômico do Estado de Mato Grosso, quando eu defendi que fosse adotado o mesmo procedimento previsto no artigo 243 da Constituição Federal”, disse Mauro.

O governador defende que haja uma proposta de confiscar as propriedades de fazendeiros que praticam desmatamento ilegal.

“Ao longo dos anos, nunca mais se ouviu falar que está plantando maconha ou cocaína no Brasil. Então, nós temos que mudar a forma e os instrumentos para combater esse crime que causa um dano ambiental e um dano à nossa imagem e a nossa economia”, explica.

O art. 243 da Constituição afirma o confisco de propriedades, em áreas urbanas ou rurais, para quem planta maconha ou cocaína. Por analogia, Mauro busca aplicar a mesma previsão legal para quem desmata de forma ilegal.

“Se somos ineficientes para fazer cumprir a lei brasileira, o mundo está tomando providências e legislando por nós aqui. Por isso, eu defendo [o confisco]. Falei isso na presença de uns 40 representantes do Sindicato Rural do Estado de Mato Grosso. Ninguém foi contra”, finalizou.

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.