O governador Mauro Mendes (União) fez duras críticas à bancada federal brasileira que, segundo ele, “não tem coragem, competência e compromisso com o país para fazer uma lei dura”. A fala aconteceu durante entrevista exclusiva ao Esporte & Notícias, quando o chefe do Executivo foi perguntado sobre a atuação de facções criminosas no Estado.
Mauro foi questionado pela reportagem sobre a atuação, cada vez maior, das facções criminosas no estado. Recentemente, uma onda de violência se instalou, principalmente no interior do estado, em disputa por território entre Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital.
“Estamos prendendo todo mundo. A maioria dos crimes foi elucidado. O negócio é que você prende e depois a pessoa está na rua de novo. Não é culpa da polícia, do delegado… A lei brasileira que é frouxa. O Congresso Nacional não tem coragem, competência, compromisso com o país pra fazer uma lei decente, dura, firme, para combater”, disparou.
Mauro ainda acrescentou que, enquanto isso não acontecer, “vamos continuar nessa brincadeirinha de enxugar gelo. Prendendo e a Justiça soltando. Precisamos de alguém com compromisso e coragem para botar um ponto final nisto”.
A guerra entre facções e a disputa por território no tráfico de entorpecentes está entre as principais motivações do aumento do número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, em nove das 15 regiões do estado no comparativo entre janeiro e julho de 2021 e 2022.
Segundo a Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), entre janeiro e julho deste ano foram registrados 15,9% mais homicídios em Mato Grosso, em relação ao mesmo período do ano anterior.