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Política

Márcia visita escola que vai ser fechada em Cáceres e garante que unidades serão ampliadas

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Da Assessoria

A necessidade de políticas públicas de inclusão social, dentro do eixo Educação, essa é a tônica do quarto programa eleitoral da candidata ao Governo, Marcia Pinheiro (PV), pela coligação ‘Para Cuidar das Pessoas’ – Federação Brasil de Esperança formada pelo PV, PT, PC do B, PSD, PP e Solidariedade.

Marcia mostrou que iniciou as visitas pelo interior de Mato Grosso e encontra escolas sendo fechadas. Através do “Plano Gente” a candidata afirmou que vai ampliar a oferta de unidades escolares e implantar, na rede estadual de ensino, política pública de cuidados para alunos com necessidades educacionais especiais.

Além do desmonte sobre a educação pública estadual, faltam políticas de inclusão que possam atender a todo tipo de necessidade educacional de crianças e jovens que querem estudar e que têm esse direito garantido pela Constituição Federal. Na visita a Cáceres, encontrou a escola estadual ‘Doutor José Rodrigues Fontes’, com cerca de 470 alunos, e que está na lista das unidades escolares que serão fechadas pelo atual governo do Estado, em 2023. A escola é uma das mais tradicionais da cidade e vai deixar de existir, assim como outras 69 escolas que já foram fechadas nos últimos três anos, em vários municípios mato-grossenses.

“Estamos aqui em Cáceres, cidade conhecida como a ‘Princesinha do Pantanal’. Mas infelizmente, Cáceres, como outras diversas cidades de Mato Grosso, sofre com as ações do atual governo, que insiste em fechar as escolas. Um espaço criado para garantir o futuro das crianças e jovens, mas que o atual governo estadual já mandou fechar no ano que vem. Sou totalmente contra o fechamento de escolas. No meu governo, pelo contrário, vamos abrir novas unidades escolares”.

O não fechamento de unidades, bem como a expansão da rede estadual de ensino, integra o Plano Gente, que faz parte do plano de governo de Marcia Pinheiro, dentro do eixo Educação. Essas, e outras políticas públicas voltadas ao setor, estão sendo construídas juntamente com uma equipe de técnicos que atua na área, conhece e entende as demandas, os desafios e quais inovações são necessárias para obtenção de ensino de qualidade.

“Além de não fechar, vamos abrir novas unidades de ensino. Vamos investir na requalificação dos prédios e das estruturas escolares, e ainda inovar, levar para as escolas estaduais o padrão de qualidade do CAD, que que é um programa de inclusão social de sucesso em Cuiabá. Disponibiliza profissionais responsáveis pelo atendimento às crianças com necessidades educacionais especiais, os chamados CAD’ s. É possível fazer mais e melhor pela nossa educação, garantindo o acesso escolar de nossas crianças e jovens por todo Mato Grosso”.

Estudo faz a diferença na vida de qualquer pessoa, defende Márcia. “Precisamos ser. Na busca do ter, esquecemos da essência, que é o ser, e isso, é garantido pela educação, que é o que nos ensina e nos possibilita transformar vidas”.

E a transformação, para melhor, está retratada na vida de Lisânia Dias, moradora de Cuiabá. Mãe do Guilherme, um menino com necessidades especiais que recebe o atendimento do CAD na escola municipal que frequenta.

“Eu e meu marido largamos tudo para nos dedicar. Pai e mãe querem o melhor pros filhos e quando se tem um filho especial, o trabalho redobra. Eu não consigo imaginar meu filho, hoje em dia, sem um CAD. Esse atendimento especializado é essencial para o desenvolvimento dele e é um serviço que ele vai precisar para sempre, inclusive quando sair da rede municipal. O CAD é fundamental, eu saio de casa tranquila”.

OS CAD´s – Cuidadores de Alunos com Deficiência, são responsáveis pelo atendimento de alunos da rede pública municipal de educação que apresentam algum tipo de deficiência e necessitam de uma atenção especial. Esse trabalho é único, não ofertado pelo Estado.

Atualmente, Cuiabá tem 807 CAD´s que atendem a 1,2 mil estudantes que necessitam desses cuidados diferenciados. É importante frisar que um CAD pode atender até dois estudantes, mediante o nível de deficiência apresentado pelo estudante.

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