Da Assessoria
A candidata ao Governo do Estado, Marcia Pinheiro (PV), pela coligação ‘Para Cuidar das Pessoas’ – Federação Brasil de Esperança formada pelo PV, PT, PC do B, PSD, PP e Solidariedade, afirmou que eleita, irá reestruturar a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a fim de melhorar a agricultura familiar de Mato Grosso.
“Falta criar políticas públicas e executá-las. Tem várias ações que podem ser feitas para poder fomentar a agricultura familiar. Então nós vamos reestruturar a Empaer para que ela possa voltar a fazer o papel que ela fazia antigamente, que é o de ajudar famílias que dependem disso para sobreviver. Vamos fazer convênios com os municípios para que comprem esses produtos e os coloquem na merenda escolar, tanto do município quanto do Estado”, disse.
Outra medida que a candidata propõe, é a de criar uma plataforma digital, para que além da venda de produtos para o Governo e para os municípios, os pequenos agricultores consigam colocar à venda sua produção externamente.
Atualmente Mato Grosso possui mais de 118 estabelecimentos rurais, desse total 68% com agricultura familiar. São quase 120 mil famílias no Estado que dependem da agricultura para sobreviver, e é por isso que Marcia Pinheiro destacou a necessidade de uma reestruturação na Empaer. E para isso acontecer é necessária a agregação de mais técnicos, nova tecnologia, e que ao contrário do desmanche, que o atual Governo provocou na Empresa, com mais de 200 demissões, irá trabalhar para fortalecer ainda mais o órgão.
“São produtores que nós queremos incentivar cada vez mais para a agricultura familiar, assim como acontece na agropecuária e no agronegócio. Temos que focar porque é um setor muito importante na vida do mato-grossense. Eu tenho visitado várias cidades do interior e tenho conversado com esses produtores, e a principal queixa deles é de que não têm pessoas qualificadas na produção, técnicos para ajudá-los a escolher quais produtos plantar, ou ensinar como fazer a colheita. Não tem nenhum trabalho em cima disso”, destacou.