No seu 14º programa eleitoral, Marcia volta a cobrar transparência por parte do governador Mauro Mendes e reforça o desafio lançado – #abreascontasmauro – para que ele abra o sigilo bancário e fiscal, tanto o pessoal, quanto o de sua esposa, filhos e empresas. Ela apresenta documento original protocolado na Justiça Eleitoral. “Espero que ele {Mauro Mendes} tenha a hombridade de fazer o mesmo”
A candidata ao governo de Mato Grosso, Marcia Pinheiro, da coligação ‘Para Cuidar das Pessoas” – Federação Brasil de Esperança formada pelo PV, PT e PC do B, com apoio do PSD, pp e Solidariedade, denuncia, em 14º programa eleitoral, a insegurança que se instalou no Estado, especialmente, a violência contra a mulher e a ainda, a falta de amparo às esses vítimas, que além dos abusos e agressões, enfrentam diariamente o desemprego e a falta de políticas públicas voltadas à qualificação e ao empoderamento feminino.
“Temos de ter coragem para enfrentar o machismo e a arrogância do atual governo de Mato Grosso”.
Nos últimos anos o crime organizado vem tomando conta do Estado. Mato Grosso nunca viu tanta insegurança pública. Facções de traficantes operam por toda fronteira e já dominam bairros e cidades. Até um secretário de governo está preso por tráfico internacional de drogas. É o ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato (PSD), do governo Mauro Mendes. A segurança pública é mais fracasso do governo estadual atual, bem como a educação e a falta de políticas sociais.
E mais uma vez, por todo Mato Grosso, Marcia segue recebendo inúmeros vídeos que denunciam descaso, caos e falta de vontade política do governo Mauro Mendes. Esse medo e essa insegurança são denunciados pela comerciária Rosivane de Jesus, de Rondonópolis.
“To cansada de não dormir à noite preocupada com meus filhos. Preocupada se vão chegar em casa com segurança, especialmente os que estudam à noite. A gente está cansada de ver tanta violência e o governo não faz nada”.
Em resposta à Rosivane, Marcia anuncia como parte do Eixo Segurança Pública do seu plano de governo, o Plano Gente, “a convocação, para posse, de todos os aprovados em concursos públicos para reforçar o efetivo em todo Estado. Vamos investimento em equipamentos e junto com a Polícia federal e o Gefron, combater o crime e o tráfico na fronteira”.
Em relação à violência contra mulher, Marcia afiança todos os esforços para tirar Mato Grosso do top do ranking nacional em número de feminicídios. “Como mulher eu sei a importância em trabalhar na defesa das mulheres mato-grossenses. Assumo o compromisso de combater o machismo e os abusos em todo nosso Estado”.
Para além disso, Marcia anuncia a criação de espaços de acolhimento para atender às mulheres vítimas de violência. “Vamos ainda estadualizar o programa aqui da prefeitura de Cuiabá, o Solidariedade em Ação, de reconhecimento nacional, voltado aos cuidados para com os órfãos das mulheres vítimas de feminicídio. Outra ação, é estender a Secretaria da Mulher, criada com meu apoio aqui na Capital, também será estadualizada. Vamos buscar mais equidade, mais igualdade para as mulheres, combatendo uma injustiça história”.
Também de Rondonópolis, a desempregada Joiany da Silva, conta que está sem trabalho, mas buscando uma recolocação no mercado de trabalho. “Porém, o governo do Estado não oferece cursos de capacitação para pessoas como eu, que sente falta dessa atenção.
Para Joiany, Marcia destaca compromisso com ações voltadas à geração de empregos e renda, propostas que integram o Eixo Políticas Sociais do Plano Gente. “São programas que ações que convergem para auxiliar na própria segurança pública do Estado. Vamos investir para ampliar o Qualifica, e torná-lo Qualifica Mato Grosso, para capacitação profissional para gerar novas oportunidades de emprego e renda. Dentro desse guarda-chuva, tem ainda o Qualifica Mulher, que ao ser ampliado para todo Mato Grosso, vai levar formação e capacitação às mulheres para que elas tenham oportunidades, sejam fortalecidas e empoderadas, garantindo renda para ajudar no sustento da família e na criação dos filhos.
#ABREASCONTASMAURO – Ainda para colocar tudo às claras à população de Mato Grosso, Marcia reforçou o desafio feito ao governador Mauro Mendes; “Abri meu sigilo bancário e fiscal, incluindo o da minha família, meu marido Emanuel e dos nossos dois filhos. Não temos nada a esconder. E desafio você a fazer o mesmo. Quero ver se você, Mauro Mendes, tem coragem de mostrar o patrimônio bilionário de sua família, esposa, filhos e empresas, para que o eleitor mato-grossense possa saber, afinal, a verdade.
Veja abaixo o programa da candidata Marcia Pinheiro: