Sophia @princesinhamt
Política

Mais de 35 unidades de saúde estão sem médicos e 12 salas de vacinas fecharam por falta de geladeira

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Com pouco mais de 2 dias à frente da Saúde de Cuiabá, a interventora Daniella Carmona já identificou problemas sérios como a falta de médicos e também salas de vacinas fechadas porque as geladeiras foram recolhidas. Ao todo, de 104 unidades de saúde existentes na capital, 37 delas sofrem com a falta de médicos, o que significa dizer que mais de 35% dos pontos de atendimentos oferecem uma atenção precária à saúde. 

A informação foi repassada pela equipe do Gabinete de Intervenção, que informou ainda que está agilizando a nomeação dos profissionais aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde para atender nessas unidades. 

Outra situação preocupante é o fato de que a vacinação também está suspensa em 12 das 67 salas de vacina na zona urbana e rural de Cuiabá, porque as geladeiras foram recolhidas para a manutenção e não foram devolvidas porque o pagamento com as empresas terceirizadas estão em atraso. 

Todas as irregularidades identificadas durante o processo de intervenção serão informadas aos órgãos de controle, nos prazos estabelecidos no Decreto n.º 164 de 14 de março de 2023, que trata da intervenção estadual na saúde do município de Cuiabá.

Daniella foi nomeada na terça-feira e iniciou os trabalhos oficialmente um dia depois, desde então fez exonerações, e vem fazendo levantamento financeiro e contábil da Saúde de Cuiabá, buscando identificar os problemas para apresentar um plano de trabalho. 

A interventora tem o prazo de 10 dias para apresentar o relatório contábil, financeiro, administrativo e finalístico, com diagnóstico preliminar acerca da saúde pública municipal, incluindo a Administração Direta e Indireta. 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.