O ex-governador e ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) disse não ver problema em o governo comprar terras e distribuir para movimentos sociais como o dos Sem Terra. Ele argumentou, porém, que é preciso manter a segurança jurídica para que não haja invasões. Este será um dos desafios da gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avalia ele.
“Esse governo vai dar oportunidade para os ‘sem terra’ terem terra? Pode ter, você pode comprar um zilhão de terras no Brasil inteiro e distribuir, não tem problema nenhum. Agora, é evitar o conflito. Não permitir que haja invasões deliberadas, que vão acontecer só porque é política… quer dizer, separa a política do governo, do executivo, e dá essa segurança para o setor dizer o seguinte: se você está – e a lei diz isso – se você tem uma propriedade, ela é sua, está documentada, e você cumpre a função social da sua terra, ela não é passível de desapropriação”, disse Blairo em entrevista ao Brazil Journal.
O governo de Lula terá então que continuar se preocupar com a segurança jurídica para os produtores rurais. “Por ser um governo mais ligado à esquerda, e há declarações do próprio governo, do Lula e outros caras, que eles vão continuar com a questão da reforma agrária e etc. Então isso traz uma certa insegurança para o setor, de ‘ah, esse governo vai incentivar invasões de terras’. Eu acho que não, e não deve”.
“É um fantasma, eu vi nessa eleição o que correu de notícia, parece que o Brasil estava virando uma grande invasão nos últimos dias. E é natural a gente entender, e tem que entender isso, o medo que você coloca nas pessoas é faz com que elas tenham um tipo de reação. Como estávamos no meio da disputa política, espero que isso aí tenha passado e passe logo e a gente volte totalmente à realidade”, finalizou.
Fonte: esportesenoticias