O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o candidato do PSD à presidência da Câmara dos Deputados, Antônio Brito (BA), nesta segunda-feira, 16, no Itamaraty.
Segundo a assessoria da liderança do PSD, Antônio Brito participaram da cerimônia de formatura do Instituto Rio Branco, academia diplomática brasileira vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Depois do evento, Lula teria conversado com o deputado no almoço.
O encontro de Lula com Antônio Brito ocorre em meio à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Nos últimos dias, o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), declarou apoio ao líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), para a sua sucessão.
A reportagem de procurou o Palácio do Itamaraty, o qual negou que o chefe do Executivo Federal teria realizado uma reunião formal com Brito nesta segunda-feira, 16. “Eles se encontram no Itamaraty e fizeram uma foto, só isso”, informou a assessoria de imprensa.
Os líderes Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA) selaram uma na noite da segunda-feira passada, 9, em torno da sucessão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A dupla firmou um entendimento de que, com o passar dos meses, a candidatura “mais viável” vai ter o apoio uma da outra. Inicialmente concorrentes na disputa, os deputados baianos decidiram, ao lado de ambos os partidos, se aliar para vencer Motta na disputa.
O deputado paraibano entrou oficialmente na corrida na semana passada, quando o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), desistiu de concorrer ao posto, pois considerou que Motta tinha mais apoio dos líderes partidários.
Interlocutores de Motta, contudo, alegam que a “aliança” selada entre os dois partidos dificilmente atrapalhará a candidatura do republicano, pois Elmar e Britto seriam como “água e óleo”.
Fonte: revistaoeste