Sophia @princesinhamt
Política

Lula reúne Haddad para discutir Orçamento em plenas férias

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu as férias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira, 6. Os petistas se encontraram para discutir o atraso no Orçamento de 2025, que não foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado.

Depois do encontro, o ministro disse que o atraso na votação do texto deverá impor algumas restrições ao governo, mas não prejudicará o funcionamento da máquina pública. “Temos que falar com o relator [senador Angelo Coronel (PSD-BA)] para ajustar o Orçamento às perspectivas do arcabouço fiscal”, destacou.

Segundo Haddad, a prioridade do governo neste começo de ano é garantir a aprovação do Orçamento de 2025. Em tese, a votação poderá começar em fevereiro, depois da eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado, mas poderá ficar para março, porque a formação das comissões leva algumas semanas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva para explicar o impacto do pacote fiscal na economia | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva para explicar o impacto do pacote fiscal na economia | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Fazenda, a decisão de cancelar o período de descanso foi tomada depois do “pronto restabelecimento” de sua mulher, Ana Estela Haddad, que passou por um procedimento cirúrgico no final do ano. Segundo despacho publicado no , o ministro também sairá de férias de 11 a 20 de julho.

O final do ano foi conturbado para o ministro. 2024 ficou marcado por uma alta expressiva do dólar, que encerrou dezembro a R$ 6,18. Além disso, Haddad teve que aprovar, na última semana do ano passado, os projetos de cortes de gastos.

Assim como Haddad, a socióloga Nísia Trindade, ministra da Saúde, também retornou de suas férias nesta segunda-feira, 6. Nísia estava de folga desde 20 de dezembro e retornaria somente no dia 13 de janeiro.

Segundo nota do Ministério da Saúde, a antecipação ocorreu “para o cumprimento de agendas oficiais previstas para esta semana”. No entanto, até a publicação desta reportagem, sua agenda oficial está em branco.

Nísia Trindade está à frente do Ministério da Saúde do governo Lula | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Nísia Trindade está à frente do Ministério da Saúde do governo Lula | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Nísia foi alvo de uma denúncia do jornal O Estado de S.Paulo, que em um centro comercial de Brasília no último sábado, 4. Naquela data, ela ainda estava oficialmente de férias.

Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que Nísia Trindade retornou à capital federal no sábado e que é permitido o uso do carro oficial para todas as movimentações da ministra dentro do território nacional.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.