O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta terça-feira, 12, com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, órgão criado em março e formado por simpatizantes do governo petista.
+ no site da Revista Oeste.
De acordo com a , ele se reúne com o conselho às 15 horas, no Palácio do Planalto. A reunião dos conselheiros, no entanto, começou na manhã desta terça-feira com outros integrantes do governo. O conselho não é deliberativo, mas consultivo.
Entre os membros do conselho estão o youtuber felipe neto, a apresentadora de tv Bela Gil e Ayala Ferreira, uma militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), todos críticos de Jair Bolsonaro e apoiadores de Lula durante a campanha eleitoral.
Executivos ligados à mina que entrou em colapso em Maceió, de responsabilidade da Braskem, empresa do grupo Novonor, a antiga Odebrecht, investigada na Lava Jato, . São eles Roberto Bischoff, diretor-presidente da Braskem, e Claudio Medeiros, diretor de Relações Institucionais do Novonor.
veja outros ‘conselheiros’ de Lula
Fazem parte do , sendo 113 empresários, 83 representantes da sociedade civil e 46 integrantes de movimentos sociais e organizações sindicais.
Além de Felipe Neto, Bela Gil e Ayala, a youtuber Nathália Rodrigues, mais conhecida nas redes sociais como Nath Finanças, e o padre Júlio Lancelotti, que atua com a população de rua em São Paulo, integram o conselho.
+ Estadão avalia processo Gleisi, Dino e Felipe Neto por fake news e campanha de difamação
Entre os empresários, destacam-se Luiza Trajano, da Magazine Luiza, e a socióloga Neca Setúbal, herdeira do Itaú unibanco. Também estão na lista de conselheiros de Lula: o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco; o presidente da Cosan, Rubens Ometto, e empresário do ramo Eraí Maggi.
Os advogados Walfrido Warde e Marco Aurélio de Carvalho, que ganharam notoriedade pelo combate à Lava Jato, também fazem parte da lista de “conselheiros” de Lula.
Fonte: revistaoeste