Sophia @princesinhamt
Política

Lula paralisa blindagem de carros com revogaço de decretos de armas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ao revogar os decretos de armas do governo Jair Bolsonaro em janeiro, o presidente Lula acabou paralisando a blindagem de carros em empresas especializadas e a transferência desses automóveis, informou reportagem do portal UOL, publicada na terça-feira 7.

Para o presidente da Associação Brasileira da Blindagem (Abrablin), Marcelo Silva, a revogação dos decretos de armas foi mal redigido e as blindadoras e cidadãos estão sendo prejudicados. “Ficamos no mesmo pacote das armas e pegamos a rebarba”, observou. “A gente tem de trabalhar.”

De acordo com Silva, a Abrablin já esteve em diálogo com o Ministério da Defesa, que teria reconhecido o “equívoco”. “Eles já entenderam que estão errados e que cometeram um erro”, garantiu. “Essa correção demora, mas tem que ser resolvido o mais rapidamente possível.”

Segundo a Abrablin, no ano passado 25,9 mil veículos foram blindados. Em 2021, foram 20 mil unidades. Em um ano, o aumento no número de blindagens foi de quase 30%. Assim como os preços subiram diante da demanda e dos insumos mais caros.

Em nota, a Abrablin acrescentou que “sempre trabalhou em prol de registros e controles” A entidade informou ainda que “a relação com os órgãos reguladores é de cordialidade para contribuir com as Forças Armadas no sentido de fazer um mercado sério e controlado, dentro de uma condição que seja factivel para as empresas, consumidores e orgãos reguladores”.

“É uma medida que vem com o novo governo, mas que pode atrapalhar o mercado durante esse período, até que tudo fique alinhado”, disse Leonardo Arnaud, gerente de contas Norte-Nordeste da Carbon Blindados. O executivo relatou que os Estados com mais dificuldades são Ceará e Pernambuco.

Já Carlos Fidelis, consultor de Produtos Controlados do Exército da Target Blindados, acredita que, até o fim de fevereiro, a União deverá apresentar alguma novidade relacionada ao assunto. “Na prática, desde o último dia 20, não está autorizando nenhum carro”, observou.

Leia também: , artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 150 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.