Sophia @princesinhamt
Política

Lula nomeia 122 militares para cargos no GSI

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, nesta segunda-feira, 30, militares que vão atuar no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). As medidas foram assinadas na sexta-feira 27 e publicadas hoje no Diário Oficial da União.

Ao todo, 122 militares vão ocupar os postos no GSI. Para a Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI, foram nomeados nove supervisores, 28 assistentes, 23 secretários e 60 especialistas. Para o escritório de representação da secretaria no Rio de Janeiro, um assistente foi nomeado.

Já no Gabinete Pessoal do Presidente da República, especificamente para a assessoria especial da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata de Lula, foi nomeado um militar.

Os atos são uma substituição dos militares que atuavam durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, o petista dispensou cerca de 80 agentes que estavam lotados no GSI.

As nomeações foram realizadas depois que Lula afirmou que “perdeu a confiança em parcela dos militares”. A declaração, na sexta-feira, 13, reforçou a insatisfação e a rejeição ao presidente nas cúpulas das Forças Armadas. “Quando eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade”, disse Lula. O presidente afirmou, na época, durante um café da manhã com jornalistas, que entregaria o cargo aos seguranças que já trabalham com ele desde 2010.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.