O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou uma “gestão profícua” para Donald Trump. O Republicano toma posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia dentro do Capitólio, nesta segunda-feira, 20.
“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial”, disse Lula. “O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua.”
Donald Trump não convidou Lula para a sua posse. O convite foi enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pôde comparecer ao evento porque não teve seu passaporte devolvido, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
O presidente de honra do Partido Liberal (PL) vai ser representado na cerimônia pela sua mulher, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também participa do evento.
Lula falou sobre a posse de Trump durante reunião ministerial, realizada na Granja do Torto, nesta segunda-feira. O petista disse esperar que Trump tenha uma gestão uma vida melhor ao povo norte-americano.
O petista também declarou que quer que os Estados Unidos “continuem sendo esse parceiro histórico do Brasil”. “Porque, da nossa parte, não queremos briga nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia.”
Lula afirmou querer “paz” e “harmonia”. “Nós queremos ter uma relação em que a diplomacia seja a coisa mais importante, e não a desavença e a encrenca”, finalizou.
Na época das eleições dos EUA, Lula declarou apoio à Kamala Harris. O presidente brasileiro disse que o “modelo de democracia” dos Estados Unidos “ruiu” durante o governo Trump, entre 2017 e 2020.
“Então, nós, agora, temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, vários países”, falou Lula, à época. “É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para a Kamala ganhar as eleições.”
Fonte: revistaoeste