O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para uma reunião fora da agenda. O encontro deve ocorrer na manhã desta segunda-feira, 27, e terá a provável indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) como tema.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Na noite deste domingo, 26, o jornal Folha de S.Paulo afirmou que Lula decidiu indicar Dino para o STF. A informação — além da indicação do atual vice-procurador-geral eleitoral, , para o cargo de procurador-geral da República.
A reunião entre Lula e Dino deve ocorrer no Palácio da Alvorada, informa o site da emissora CNN Brasil. O encontro não consta na agenda oficial do presidente da República. De acordo com o governo federal, o único evento previsto para hoje é o embarque, na Base Aérea de Brasília, a Riad, capital da Arábia Saudita. Conforme a Secretaria de Comunicação, o petista deixará o Distrito Federal às 14 horas de hoje.
Essa será a primeira viagem internacional de Lula desde que . Na ocasião, o presidente enfrentou procedimento no quadril além de intervenção estética nas pálpebras. De volta ao exterior, o petista passará por Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes, onde participará da . Antes de voltar ao Brasil, ele visitará a Alemanha.
Lula, Dino e indicação ao STF
Com a reunião fora da agenda oficial, a expectativa é de que Lula confirme a indicação de Dino para o STF antes de embarcar para mais uma viagem ao exterior.
A cadeira no STF está vaga desde a aposentadoria de Rosa Weber no fim de setembro. Caso Dino seja a escolha do presidente para o posto, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, consequentemente, o plenário da Casa terão de aprovar o nome.
Uma vez que Dino vá para o STF, Lula terá, nesse sentido, de escolher um novo aliado para comandar o Ministério da Justiça. Será, a saber, a quinta mudança no primeiro escalão do governo federal.
Leia também: “Ligações cabulosas”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 191 da Revista Oeste
Fonte: revistaoeste