O presidente Lula publicou uma foto com Fernando Henrique Cardoso, nesta segunda-feira, 24, depois de uma .
“Hoje, visitei em São Paulo quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o linguista Noam Chomsky, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar. Na sexta-feira passada, já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José Sarney”, escreveu Lula, no Instagram.
Rivais nas urnas, Lula e FHC “se acertaram” em 2022 para enfrentar Bolsonaro.
Em 27 de outubro daquele ano, FHC apelou: “Você que melhorou de vida com o Real e acredita no Brasil, nestas eleições não há dúvida: vote no 13, porque ele vai melhorar mais ainda a sua vida”.
Quando o Plano Real foi aprovado, contudo, o PT votou contra a medida. Durante uma entrevista em 1998, Lula reiterou ataques à moeda e chamou o plano econômico de “fantasia”, porque apenas “congelaria a miséria” no Brasil.
No primeiro turno, FHC sinalizou que apoiaria o petista na disputa pela Presidência. Em uma nota divulgada em 22 de setembro, o tucano pediu votos “pró-democracia” e elencou algumas promessas que fez, com termos que compõem os discursos de campanha do petista.
“Peço aos eleitores que votem em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e sexo”, escreveu FHC, sem citar nomes.
Segundo FHC, ele não tem “energia para participar das eleições” e justificou suas poucas aparições públicas. “Tenho 91 anos”, lembrou o ex-presidente. Em maio de 2021, FHC e Lula se encontraram para um almoço na casa do ex-ministro Nelson Jobim, na cidade de São Paulo, onde selaram uma aliança.
Fonte: revistaoeste