O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a economia “não cresceu em 2022”, e que agora cabe ao governo investir dinheiro para melhorar os índices econômicos do país. As declarações do petista foram dadas durante evento do relançamento do Bolsa Família, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira 2.
“A economia brasileira não cresceu nada o ano passado. O desafio que temos agora é fazer a economia voltar a crescer. Primeiro não permitir que nenhuma obra fique paralisada nesse país. Se não houver investimento privado, que haja público”, defendeu Lula. “Se o governo federal não investir dinheiro como indutor do desenvolvimento, nada vai acontecer. Aqui a gente tá lançando programa. Vão investir dinheiro para isso.”
O comentário do petista ocorreu depois da divulgação do . Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o último trimestre de 2022 foi o único em que o PIB foi corrigido para baixo, com recuo de 0,2% em relação ao trimestre anterior. Em 2016, no último ano do PT no poder, o PIB sofreu uma retração de 3,3%.
Com o lançamento do novo Bolsa Família, a expectativa do governo é de beneficiar quase 22 milhões de famílias e distribuir pouco mais de R$ 13 bilhões.
Depois da assinatura de Lula, a medida provisória que oficializa o retorno do programa teve vigência imediata, mas ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.
Fonte: revistaoeste