Sophia @princesinhamt
Política

Lula critica ‘golpistas travestidos de políticos’ após derrota para a oposição

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta quinta-feira, 16, em pessoas que são “travestidas de políticos” e que “tentaram dar golpe em 8 de janeiro”, em menção à oposição. A declaração foi dada durante a sanção da regulamentação da reforma tributária no .

A fala do petista aconteceu dois dias depois da derrota do governo federal para a oposição no caso sobre o monitoramento do Pix.

“Não podemos ter receio de enfrentar mentiras, nem hesitar em combater aqueles que, disfarçados de políticos, tentaram aplicar um golpe neste país no dia 8 de janeiro”, disse Lula.

“Também não podemos temer o enfrentamento às fake news e precisamos travar esse debate diariamente, a cada hora, porque, se perdermos, o sistema democrático estará em perigo no mundo inteiro”, acrescentou. “Corremos o risco de voltar a algo que repudiamos: fascismo, nazismo, violência e desrespeito aos direitos humanos, às mulheres, aos negros e aos mais pobres de todas as nações.”

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Lula ficou insatisfeito com a gestão da crise que levou à revogação da norma da Receita Federal, que ampliaria a fiscalização sobre as transações realizadas via Pix, segundo relatos de aliados próximos.

Dentro e fora do Palácio do Planalto, a avaliação é que o governo sofreu uma derrota significativa para a oposição, agravada por uma série de falhas no debate sobre a fiscalização do Pix.

Um dos principais pontos de crítica, segundo a Folha, foi o tratamento “excessivamente técnico e burocrático” dado pela equipe econômica a uma medida dessa relevância, sem uma estratégia clara de comunicação.

O presidente Lula e a Casa Civil afirmaram não ter sido informados sobre a medida até que sua repercussão ganhou força nas redes sociais.

Nos últimos dias, vídeos e publicações com críticas ao governo ganharam grande alcance. Um dos conteúdos mais compartilhados foi do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que afirmou que o governo “só está pensando em arrecadar, sem te oferecer nada” e fala em “quebra de sigilo mascarado de transparência”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.