Sophia @princesinhamt
Política

Lula critica Bolsonaro em evento sobre o 8 de janeiro: Saiba mais!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Durante o evento “Democracia Inabalada”, nesta segunda-feira, 8, o presidente atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro e disse que “não há perdão para quem atenta contra a democracia”. O chefe do Executivo proferiu a declaração no Congresso Nacional, durante a “celebração” de um ano dos atos de vandalismo em Brasília.

Lula também cobrou punição daqueles que organizaram a manifestação. “Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos”, disse o presidente. “Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo-conduto para novos atos terroristas.”

O petista ressaltou que, caso a “tentativa de golpe” fosse bem-sucedida, o país estaria em um “caos econômico e social”. Lula aproveitou a oportunidade para provocar Bolsonaro, classificando-o como “golpista”.

“Se a tentativa de golpe fosse bem-sucedida, muito mais do que vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos teriam sido roubados ou destruídos”, disse Lula. “A vontade soberana do povo brasileiro, expressa nas urnas, teria sido roubada. E a democracia, destruída.”

Adiante, o presidente disse que “adversários políticos e autoridades constituídas poderiam ser fuzilados ou enforcados em praça pública – a julgar por aquilo que o ex-presidente golpista pregou em campanha, e seus seguidores tramaram nas redes sociais”.

+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste

O presidente também criticou aqueles que supostamente difamam o sistema eleitoral, com referência aos filhos de Bolsonaro. “As pessoas que duvidam das eleições e da legalidade da urna brasileira porque perderam as eleições, por que não podem para seu partido renunciar a todos os deputados e senadores que foram eleitos?”, perguntou. “Os três filhos dele que foram eleitos, por que não renunciam em protesto à urna fraudulenta?”

Lula ainda defendeu a “regulação” das redes sociais, argumentando que, sem a devida “regulamentação”, a “democracia estará sob constante ameaça”.

8 de janeiro: um ano da invasão das sedes Três Poderes

'Não houve risco de golpe no 8 de Janeiro', declara ex-ministro de Lula'Não houve risco de golpe no 8 de Janeiro', declara ex-ministro de Lula
Democracia: Lula Faz Ato Para Relembrar Manifestações No Dia 8 De Janeiro | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Lula e as cúpulas do Judiciário e do Legislativo participaram, nesta segunda-feira, de um evento que marca o primeiro aniversário dos acontecimentos de 8 de janeiro.

A cerimônia aconteceu no Congresso Nacional e contou com a presença de cerca de 500 pessoas, entre parlamentares da base governista, governadores e ministros de Estado e membros do STF.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.