De acordo com o , o presidente Lula (PT) quer se envolver diretamente na campanha para a Prefeitura de São Paulo em 2024. Isso porque Lula manifestou a intenção de participar de inaugurações de obras públicas na capital paulista com o objetivo de fortalecer a candidatura do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) à administração da capital paulista.
Boulos deve ter como palanque político a inauguração de duas unidades do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), construídas em bairros da periferia, mais o campus Itaquera da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O psolista deve aparecer aos eventos ao lado de seu padrinho político.
De acordo com a CNN, em 2023 Lula já havia participado de um evento de lançamento de obras acompanhado de Boulos. O evento que serviu para impulsionar a pré-candidatura do líder sem-teto aconteceu na zona leste de São Paulo.
O candidato psolista à prefeitura paulistana subiu ao palanque acompanhado de Lula, sendo o primeiro a discursar no evento. teceu elogios ao governo petista, dizendo que o empreendimento demonstrava a falta de preconceito do PT e aliados contra movimentos sociais — chamando atenção para pautas antigas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
De acordo com pessoas ligadas à campanha do candidato à prefeitura, os eventos políticos com Lula têm grande importância. Isso porque reforçam a imagem do psolista ao mesmo tempo que se contrapõe à maquina municipal e estadual — que devem atuar em prol da campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Nunes busca a reeleição com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O primeiro ano do terceiro mandato de Lula foi marcado por excessivos compromissos internacionais, com o petista visitando um total de 24 países em 15 viagens ao exterior. Agora, o Planalto quer priorizar a política interna, focando nas eleições municipais.
O PT já definiu candidaturas do seu partido em 11 capitais do país, número que pode subir para 14 nos próximos meses.
Fonte: revistaoeste