Política

Lira propõe suspender mandato de quem violar Código de Ética: Entenda o Projeto

2024 word2

O presidente da Câmara dos Deputados, (PP-AL), anunciou, nesta terça-feira, 11, que apresentou um projeto de resolução para mudar o Regimento Interno da Casa a fim de criar medidas de suspensão do manto e exclusão de comissões dos deputados que infringirem o Código de Ética da Câmara.

“Apresentei ao colégio de líderes um projeto de resolução que muda o Regimento Interno da Câmara e cria medidas de suspensão do mandato e exclusão de deputado do trabalho de Comissão com a aplicação de medidas cautelares aqueles que infringirem o Código de Ética”, escreveu Lira em seu perfil no X/Twitter.

Conforme o presidente, a Mesa Diretora da Câmara que vai decidir adotar de forma cautelar as medidas, caso entenda que o deputado quebrou o decoro. Depois, o Conselho de Ética poderá referendar, ou não, a decisão.

“Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e — principalmente — aviltam a imagem do na sociedade brasileira”, continuou Lira.

, a decisão de Lira ocorre depois de um episódio que Na quarta-feira 5, os deputados André Janones (Avante-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG) protagonizaram uma briga no Conselho de Ética.

Na ocasião, o colegiado arquivou uma representação que pedia a de Janones pela suposta prática de “rachadinha”,

Aos gritos, deputados de oposição chamaram Janones de “rachador” e de “covarde”. Depois, Janones foi para cima de Nikolas e de Zé Trovão (PL-SC). Os deputados trocaram empurrões e insultos. Nikolas e Janones então se desafiaram a brigar fora das dependências da Câmara. A Polícia Legislativa precisou intervir, e Janones deixou o plená escoltado.

No mesmo dia, na Comissão de Direitos Humanos, os ânimos também estavam exaltados e depois de passar mal.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.