O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse querer seguir o legado político deixado pelo seu pai, o prefeito de Barra de São Miguel (AL), o ex-senador Benedito de Lira, também conhecido como Biu de Lira.
Benedito de Lira morreu, aos 82 anos, depois de sofrer uma parada cardíaca na terça-feira 14. O ex-deputado federal e senador estava internado desde 31 de dezembro no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, onde fazia tratamento contra um câncer.
Com a morte do político, quem assume a prefeitura municipal é seu vice eleito em 2024, Henrique Alves Pinto (PP). O enterro ocorreu nesta quarta-feira, 14, no Cemitério Parque das Flores, em Maceió.
Ao falar com jornalistas durante o enterro, Arthur Lira disse ter como “obrigação enquanto homem e pessoa seguir o legado” do pai, que foi um “homem público de melhor qualidade”. “Ele vivia e respirava para fazer da política sua arte”, afirmou.
“Teve quase 60 anos de mandato trabalhando por Alagoas, sem que ninguém soubesse o sofrimento que carregava por mais de 20 anos”, declarou. “Não fez propaganda, sempre foi um guerreiro. E um guerreiro tem o tempo de descansar, tem o tempo de deixar o sofrimento de lado e estar ao lado de Deus.”
Nascido em Junqueiro, em 1942, Benedito de Lira teve uma infância marcada por dificuldades financeiras, que se transformaram em combustível para sua determinação e paixão pela política. Ele iniciou sua vida pública em sua terra natal, sendo eleito vereador em 1966 e 1970. Depois, ampliou sua atuação política ao se transferir para Maceió.
Na capital alagoana, Benedito atuou como escriturário do Banco do Povo S.A., na Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia, e como gestor do Colégio Cenecista Élio Lemos, no Vergel do Lago. Sua atuação o levou à Câmara de Vereadores de Maceió, onde cumpriu dois mandatos entre 1973 e 1982.
Reconhecido pelo trabalho como vereador, Benedito foi eleito deputado estadual por três mandatos consecutivos, de 1983 a 1994, presidindo a Assembleia Legislativa de Alagoas por mais de uma legislatura. Em 1994, conquistou um mandato na Câmara dos Deputados, onde exerceu papel de destaque. Depois de uma candidatura a vice-governador em 1998, retornou à Câmara em 2002 e 2006.
Em 2010, Benedito foi eleito senador por Alagoas, com expressiva votação. Na Casa Alta, trabalhou em prol do Estado até 2018, e chegou a disputar o governo estadual em 2014.
Fonte: revistaoeste