O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski votou, durante sessão online, pelo descongelamento dos votos do ex-prefeito de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá) Gilberto Melo (PL). O ex-gestor municipal se candidatou ao cargo de deputado estadual nas eleições de outubro.
“Diante do exposto, voto pelo provimento do recurso ordinário eleitoral, para afastar a inelegibilidade do art. 1º, l, g, da LC 64/1990 e deferir o registro de candidatura de Gilberto Schwarz de Melo ao cargo de Deputado Estadual de Mato Grosso”, disse Lewandowski durante o voto virtual.
Com isso, o presidente da Câmara dos Vereadores de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB), pode perder a sua vaga para o deputado estadual Delegado Claudinei (PL) na próxima legislatura na Assembleia Legislativa (ALMT).
Isso porque os votos do ex-prefeito seriam contabilizados na chapa do Partido Liberal (PL) e Claudinei superaria Juca no quociente eleitoral.
No entanto, Gilberto precisa ter o voto de mais três ministros da suprema corte para formar maioria e descongelar os votos.
Claudinei, que tentava a reeleição e recebeu 21.317 votos, ficou como o 1º suplente do seu partido. Porém, o deputado e o PL ficaram surpreendidos quando Gilberto se manifestou juntou à corte suprema renunciando ao recurso.
Inconformado, ele decidiu ingressar com uma petição junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo para que o pedido de renúncia não fosse homologado e o caso fosse julgado.
Fonte: esportesenoticias