Sophia @princesinhamt
Política

Juca do Guaraná convoca sessão extraordinária para votar cassação de Paccola nesta quarta

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Sessão extraordinária da Câmara Municipal de Cuiabá foi convocada pelo presidente Juca do Guaraná Filho (MDB) para votar pedido de cassação do Tenente Coronel Paccola (Republicanos) nesta quarta-feira (28), às 14h. A Mesa Diretora irá colocar para apreciação do plenário o relatório da Comissão de É, favorável a perda de mandato do vereador, por quebra de decoro parlamentar.

O pedido para a cassação de mandato do parlamentar foi feito pela vereadora Edna Sampaio (PT).

A Convocação para a sessão foi feito por meio de ofício, encaminhado a cada um dos vereadores.

“O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (…) convoca os senhores vereadores para participar da sessão extraordinária a ser realizada no dia 28/09/22 (quarta-feira) no Plenário das Deliberações, para apreciação do processo Nº 11261/22 – Requerimento de Processo Ético, que dispõe sobre a perda do mandato do vereador Tenente Coronel Pacola”, diz o documento.

Paccola é por homicídio qualificado, por ter atirado três vezes pelas costas e matado o agente socioeducativo Alexandre Miyagawa, em julho, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. Para a cassação, é preciso maioria absoluta, ou seja, 13 votos favoráveis à perda do mandato.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) também produziu relatório, que foi elaborado por Kássio Coelho (Patriota).

A defesa do PM representada pelo secretário de Apoio da Câmara, Eronides Dias da Luz, nomeado como defensor dativo pela Comissão de Ética, pediu o arquivamento do processo, por entender que o Legislativo não tem competência para julgar o vereador, por um crime de homicídio qualificado.

Caso a comissão aceitasse o argumento da defesa, o caso seria arquivado sem necessidade de ser enviado para o plenário. O mesmo ocorreria se os membros – Lilo Pinheiro (PDT), Kássio e Adevair Cabral (PTB) – decidissem por uma punição mais branda, como afastamento temporário ou aplicação de censura.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.