Em abril de 2022, quando os ânimos dos brasileiros começavam a se acirrar por causa das eleições que ocorreriam em outubro daquele ano, a agência Mynd8 decidiu criar uma campanha para incentivar os jovens a tirarem o título de eleitor.
Ao lado da empresa Chango Digital, que também atua no setor de marketing de influência, a Mynd8 centrou seus esforços em brasileiros de 15 a 18 anos. Um vasto elenco de artistas participou da campanha, como Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Tia Má, Gkay e Camilla de Lucas, pela Mynd8; e Vanessa Lopes, Vivi Wanderley, Foganoli e Clara Garcia, pela Chango Digital.
, que tentaram convencer o público jovem sobre a necessidade de escolher um candidato à Presidência. Naquele período, 5 milhões de brasileiros se enquadravam no público-alvo e ainda não possuíam o título de eleitor.
Durante três dias, os influenciadores compartilharam diversas publicações sobre o assunto nas redes sociais. A hashtag #EsTudoOnline ajudou as agências a mobilizarem os jovens.
Meses depois, com a proximidade das eleições, os artistas que participaram da campanha e os influenciadores associados às empresas endossaram a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
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Mas a simpatia pela esquerda — e por Lula — é antiga. Três anos antes, a CEO da Mynd8, Fátima Pissarra, chegou a ironizar aqueles que decidiram votar no então chefe do Executivo, Jair Bolsonaro.
“Sinceramente, não entendo como uma pessoa em sã consciência votou no Bolsonaro”, escreveu a empresária, na ocasião. Até o momento, o tuíte segue no ar.
Mynd8: diversidade à esquerda
A maioria dos agenciados pela Mynd8 tem ideias elogiosas a políticos de esquerda e críticas aos de direita. Em 5 de setembro de 2022, por exemplo, Fátima admitiu que a agência é abertamente favorável a determinada ideologia.
Para os críticos, o maior problema da Mynd é a falta de diversidade do seu casting.
A ampla maioria dos seus agenciados possuem posicionamentos políticos muito parecidos e trabalham para impulsionar (e criticar) as mesmas ideias e os mesmos candidatos. pic.twitter.com/FYwx4alJaU
— Rodrigo da Silva (@rodrigodasilva) December 23, 2023
“A gente vive num país em que [sic] a gente instrui as pessoas a se posicionarem, e não a ficarem caladas”, justificou Fátima, em entrevista ao canal do UOL no YouTube. “A gente tem um perfil de casting com posicionamento político claro. Então, não tem como a gente falar que é melhor ficar quieto.”
Já em 8 de agosto de 2023, na terceira passagem de Lula pelo Planalto, a CEO da Mynd8 compartilhou uma imagem em que aparece o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
“Sigo com conversas ecoando aqui na minha cabeça, agradecido pela rede que vai se formando a cada encontro e cheio de energia para seguir o caminho que acredito”, escreveu Fátima, na publicação. “Pessoas incríveis que estão, cada um no seu espaço, trabalhando para um país mais justo, inclusivo e diverso.”
A cronologia da tragédia
A Mynd8 e um de seus principais ex-clientes, o Choquei, seguem sob os holofotes neste início de 2024. Desde 22 de dezembro do ano passado, a agência e o perfil de fofoca se tornaram o principal assunto nas redes sociais, visto que estiveram indiretamente ligados à morte da estudante Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que cometeu suicídio depois de ser alvo de difamação na internet.
O mais recente capítulo dessa história veio à superfície nesta terça-feira, 2. Após o lançamento do documentário Choquei — Lacrando Vida, que trata da relação da Mynd8 com os perfis de fofoca, o site da agência saiu do ar. .
Com o objetivo de facilitar a compreensão do leitor sobre o assunto, Oeste traçou uma linha cronológica dos fatos.
- Ato 1: 18/12/2023 — ;
- Ato 2: 18/12/2023 — Whindersson afirma que as imagens são falsas, diz que não conhece Jéssica e pede aos perfis de fofoca que não compartilhem o suposto diálogo;
- Ato 3: 18/12/2023 — O Choquei, ex-parceiro da Mynd8, e aproximadamente 30 páginas similares aderem à onda de difamação contra Jéssica;
- Ato 4: 19/12/2023 — A estudante se torna alvo dos seguidores dos perfis de fofoca, que passam a desmoralizá-la nas redes sociais;
- Ato 5: 20/12/2023 — ;
- Ato 6: 20/12/2023 — Raphael Souza, o criador do Choquei, debocha da jovem: “Avisa para ela que a redação do Enem já passou”, diz, referindo-se ao texto em que a estudante clama por socorro. “Pelo amor de Deus!”
- Ato 7: 20/12/2023 — ;
- Ato 8: 21/12/2023 — Os perfis de fofoca não apenas mantêm as publicações no ar, como também endossam o linchamento virtual contra Jéssica;
- Ato 9: 22/12/2023 — ;
- Ato 10: 22/12/2023 — A família confirma a morte da jovem;
- Ato 11: 22/12/2023 — ;
- Ato 12: 22/12/2023 — Choquei mantém a publicação sobre Jéssica e continua a cobrir o noticiário de subcelebridades;
- Ato 13: 23/12/2023 — Posts do Choquei no Twitter/X recebem aviso de fake news;
- Ato 14: 23/12/2023 — Choquei divulga nota e nega responsabilidade em morte de Jéssica. A nota é assinada por pela advogada Adélia Soares, ex-participante do Big Brother Brasil e acusada de estelionato;
- Ato 15: 23/12/2023 — ;
- Ato 16: 23/12/2023 — ;
- Ato 17: 23/12/2023 — ;
- Ato 18: 23/12/2023 — ;
- Ato 19: 23/12/2023 — ;
- Ato 20: 23/12/2023 — ;
- Ato 21: 23/12/2023 — ;
- Ato 22: 24/12/2023 — ;
- Ato 23: 24/12/2023 —;
- Ato 24: 24/12/2023 — ;
- Ato 25: 24/12/2023 — ;
- Ato 26: 25/12/2023 — ;
- Ato 27: 25/12/2023 — ;
- Ato 28: 26/12/2023 — ;
- Ato 29: 26/12/2023 — ;
- Ato 30: 27/12/2023 — ;
- Ato 31: 27/12/2023 — ;
- Ato 32: 27/12/2023 — ;
- Ato 33: 28/12/2023 — ;
- Ato 34: 29/12/2023 — ;
- Ato 35: 1º/1/2024 — ;
- Ato 36: 1º/1/2024 — Reportagem de Oeste embasa documentário sobre a Mynd8; e
- Ato 37: 2/1/2024 — Site da Mynd8 fica fora do ar, depois do lançamento do documentário Choquei — Lacrando Vidas.
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Fonte: revistaoeste