O presidente Joe Biden admitiu, nesta terça-feira, 2, seu fraco desempenho durante o debate político contra Donald Trump, seu principal adversário na corrida presidencial dos Estados Unidos. As eleições ocorrem em novembro.
Biden atribuiu seu discurso confuso ao cansaço causado por viagens intensas, primeiro à Itália, para participar da cúpula do G7, e depois à França, para o 80º aniversário do desembarque na Normandia.
“Decidi dar a volta ao mundo algumas vezes pouco antes do debate, não dei ouvidos à minha equipe e quase dormi no palco”, afirmou Biden durante um evento de arrecadação de fundos em McLean, no Estado da Virgínia (EUA). “Não é uma desculpa, é uma explicação”, completou.
Uma pesquisa divulgada no domingo 30 pela CBS News revelou que 72% dos eleitores dos Estados Unidos acreditam que o presidente Joe Biden, de 81 anos, não deveria concorrer à reeleição. O índice de rejeição representa um aumento de 9% desde o último levantamento, em fevereiro.
Realizada em parceria com a empresa YouGov, a pesquisa entrevistou 1.130 pessoas entre os dias 28 e 29 de junho, logo depois do fraco desempenho de Biden em um debate contra o ex-presidente Donald Trump. A pesquisa possui uma margem de erro de 4,2 pontos porcentuais.
A principal razão apontada pelos entrevistados para a oposição à candidatura de Biden é a sua idade avançada. Entre os que são contrários à reeleição, 86% citaram a senilidade como motivo principal.
Esse motivo supera preocupações com as decisões que ele pode tomar no gabinete, as quais foram mencionadas por 71% dos eleitores.
Fonte: revistaoeste