Escolhido como novo chefe da pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Sidônio Palmeira já interagiu com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, nesta terça-feira, 7.
Segundo do jornal O Globo, o contato ocorreu quando Palmeira formalizou sua entrada no governo. Ele e a primeira-dama analisaram juntos as imagens utilizadas no evento desta quarta-feira, que marca os dois anos das manifestações do 8 de janeiro.
Aliados de Palmeira afirmaram ao jornal que o publicitário mantém uma boa relação com Janja, com quem interage desde a campanha eleitoral de 2022, coordenada por ele.
Embora a primeira-dama tenha contato direto com Palmeira, ela não fez nenhum pedido relacionado à manutenção ou substituição de integrantes da equipe da Secom, que inclui pessoas de sua confiança.
Ainda de acordo com O Globo, o publicitário recebeu carta branca de Lula para realizar mudanças na equipe atual da comunicação, formada por pessoas ligadas ao presidente e à primeira-dama.
Essa autonomia foi uma das condições apresentadas por Palmeira para assumir o cargo, anteriormente ocupado por Paulo Pimenta. A posse do novo chefe da Secom está marcada para a próxima semana.
Segundo o jornal, o novo chefe da Secom vai priorizar trocas em duas áreas consideradas estratégicas: a relação com a imprensa e as mídias digitais. Auxiliares de Lula afirmam que o marqueteiro deve colocar nomes de sua confiança nessas duas áreas.
Atualmente, essas seções são comandadas por nomes próximos ao presidente Lula e à primeira-dama. A Secretaria de Imprensa é chefiada por José Chrispiniano, assessor de Lula desde 2011 e nome de confiança do presidente. Em novembro, Lula fez uma crítica direta a essa área em um seminário do Partido dos Trabalhadores (PT).
Já a Secretaria de Estratégias e Redes tem como líder Brunna Rosa. Ela é próxima da primeira-dama e nome conhecido de Lula de outras gestões.
Outra parte da área digital da Secom é a Secretaria de Políticas Digitais, chefiada por João Brant, nome indicado pelo ministro Paulo Teixeira no começo do governo. A pasta é responsável por formular políticas públicas na área digital.
Fonte: revistaoeste