Por Esportes & Notícias
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a direita conservadora mostraram a sua força e predominância em Mato Grosso. O atual presidente recebeu mais de 1 milhão de votos no estado, enquanto o seu adversário, Luis Inácio Lula da Silva ficou com pouco mais de 630 mil votos.
O candidato do PL obteve vitória em 118 cidades de Mato Grosso, já o petista conquistou vitória em 23 municípios mato-grossenses. Lula se consagrou vitorioso em Acorizal, Alto Paraguai, Araguaiana, Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campinápolis, Chapada dos Guimarães, General Carneiro, Guiratinga, Jangada, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Ponte Branca, Porto Estrela, Poxoréu, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Tesouro.
Já Bolsonaro dominou o restante do estado. A força da direita também prevaleceu em outros cargos. O PL terá a maior bancada na Câmara Federal, com quatro deputados federais, Abílio Junior, José Medeiros, Amália Barros e Coronel Fernanda. O senador Wellington Fagundes que levou Bolsonaro para o PL, foi reeleito com 825.229 votos, o que representou 63.54% dos votos válidos.
Na Assembleia Legislativa dois candidatos bolsonarista do PL foram reeleitos para a Casa de Leis estadual sendo eles, Gilberto Cattani e Elizeu Nascimento. No fechamento das urnas em Mato Grosso, Bolsonaro somou 1.102.866 votos e Lula 633.748 votos.