Sophia @princesinhamt
Política

Itamaraty solicita reconhecimento da soberania palestina por outros países

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Itamaraty parabenizou a Espanha, a Irlanda e a Noruega, nesta quarta-feira, 29, pelo reconhecimento do Estado da Palestina.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores, essas nações se somam a “mais de 140 outros países, dentre os quais, desde 2010, o Brasil”.

2024 word1
Uma pessoa agita uma palestina no telhado do Hamilton Hall da Universidade Columbia, em que os estudantes manifestantes fizeram barricadas, apesar das ordens dos funcionários da universidade para dissolver ou enfrentar a suspensão, na cidade de Nova York, EUA, (30/4/2024) | Foto:REUTERS/David Dee Delgado

De acordo com o governo Lula, “o crescente número de países que reconhecem o Estado da Palestina constitui notável avanço histórico que contribui para responder aos anseios de paz, liberdade e autodeterminação daquele povo”.

“Ao exortar todos os demais países que ainda não o fizeram a reconhecer a Palestina como um Estado soberano, o Brasil reafirma a defesa da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua ”, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Na tarde de ontem, Espanha, Noruega e Irlanda oficializaram o reconhecimento do Estado da Palestina.

O reconhecimento da Palestina como Estado, que pode também ser anunciado pela Eslovênia em breve, provoca divisão dentro da .

Para a França, por exemplo, não é um bom momento para adotar a medida, enquanto a Alemanha consideraria dar esse passo como resultado de negociações diretas entre as partes em conflito.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.