O Itamaraty criou o cargo de Alta Representante para Temas de Gênero, na quarta-feira 8. A atual cônsul-geral adjunta do Brasil em Barcelona, Vanessa Dolce de Faria, ocupará essa cadeira.
A diplomata do Itamaraty vai representar o país em reuniões internacionais ligadas a “temáticas de gênero”, e também será responsável pela articulação com outros ministérios para o avanço da pauta no governo do presidente Lula.
Vanessa, além de acumular experiências no currículo na área de relações internacionais, é co-autora dos artigos Mulheres na Diplomacia Brasileira e Uma Política Externa Feminista para o Brasil: desafios e possibilidade.
“Ao instituir o cargo de Alta Representante, o Itamaraty reafirma a prioridade conferida à promoção da igualdade de gênero”, comunicou o governo.
O tema é recorrente nos pronunciamentos do chanceler Mauro Vieira, que escolheu a embaixadora Maria Laura da Rocha como a primeira secretária-geral do Itamaraty. O cargo de Maria é considerado o “número dois” no Itamaraty.
Antes de Vieira ser nomeado, um grupo de mulheres do Itamaraty tentou emplacar Maria Laura no cargo de chanceler. A tentativa, contudo, não deu certo. As diplomatas manifestaram descontentamento com a iniciativa de Lula.
Leia também: , artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 143 da Revista Oeste
Fonte: revistaoeste