O influenciador digital Thiago dos Reis, com mais de 3 milhões de seguidores, participou de um evento promovido pela Fundação Perseu Abramo, associada ao . O encontro, realizado em 27 de novembro, teve como objetivo discutir estratégias de comunicação digital.
Durante o evento, Thiago dos Reis compartilhou técnicas para aumentar a presença do PT nas redes sociais. Ele sugeriu aos militantes, entre outras ideias, que criem perfis anônimos e publiquem conteúdos de nicho, sem conexão direta com política. A ideia é atrair seguidores.
“Vê o que dá certo, o que não dá e tudo mais”, disse o influenciador petista, no evento. “Aí, você joga um pouquinho de política aqui, um pouquinho ali.”
Thiago dos Reis é integrante do “gabinete da ousadia”, um grupo de influenciadores de esquerda que colaborava com a Secretaria de Comunicação do PT na formulação de estratégias para redes sociais durante a campanha eleitoral de 2022.
Ao ser interpelado, Thiago dos Reis negou ter vínculos diretos com o Palácio do Planalto e afirmou que seu canal “defende a democracia, ao contrário do gabinete do ódio”. Além disso, o influenciador garantiu que não recebe recursos financeiros do governo para suas atividades.
. Desde 2022, há um mandado de prisão expedido pelo Conselho Nacional de Justiça () contra Thiago dos Reis. O youtuber responde a 15 processos, que podem totalizar R$ 447 mil em indenizações.
A Justiça tentou notificá-lo em 11 endereços, sem sucesso. Em uma das ações, o empresário Luciano Hang o processou por alegações falsas sobre a morte de sua mãe. A Justiça determinou buscas em órgãos públicos e empresas para localizá-lo.
O ex-diretor da Polícia Federal (PF) Marcio Nunes de Oliveira também moveu uma ação contra Thiago dos Reis. O agente afirma que o influenciador petista o caluniou. Incapaz de localizá-lo, Nunes de Oliveira desistiu do processo.
Filiado ao PT desde 2017, . Seus vídeos no canal do YouTube, intitulado Plantão Brasil, buscam defender o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O PT nacional, a liderança do partido no Congresso e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) realizaram reuniões matinais para discutir temas a serem explorados. Esses encontros tinham a presença de influenciadores.
O YouTube remunera criadores de conteúdo conforme as visualizações. Segundo a Social Blade, plataforma que mede as estatísticas de audiências, o canal de Thiago dos Reis pode gerar até US$ 110 mil mensais (cerca de R$ 550 mil).
O influenciador também pede doações via Pix e, nos últimos cinco anos, publicou cerca de 10 mil vídeos no canal principal. Com isso, acumulou quase 1 bilhão de visualizações.
Fonte: revistaoeste