“A programação é de 2 anos, 2023 e 2024. O governo havia feito o compromisso de até 2026, mas acredito que o governo vai antecipar a execução daquela obra. É interesse do governo. O estado está investindo muito na região, tanto que vai construir 23 pontes de concreto, inclusive a maior do estado, sobre o Rio Juruena, para ligar a Região Noroeste a Região Norte”, disse Dilmar, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, nessa quinta-feira (16).
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Atualmente, o consórcio de infraestrutura da Região Noroeste presta reparos de emergência nos trechos mais críticos, entre Castanheira e Juruena, onde se acumulam atoleiros, com máquinas pesadas cedidas pelo governo do Estado, em uma solução temporária que passou por articulação de Dilmar.
Ao todo, foram destinados 9 equipamentos para o consórcio e 6 estão sendo empregados na recuperação emergencial da MT-170. Contudo, o deputado salienta que este trecho já foi licitado e a empresa responsável pela pavimentação assinou contrato no dia 23 de fevereiro e em breve vai iniciar as obras de reparo antes do início da pavimentação definitiva.
Ao todo, as obras contemplam a pavimentação de 176,5 km, em 4 trechos diferentes, sendo 3 deles entre Castanheira e Juína, e o quarto nas proximidades de Colniza. Outros 2 lotes ainda serão licitados para concluir a pavimentação de toda rodovia.
“Emergencialmente, os prefeitos se reuniram e pegaram o trecho de maior problema, de Castanheira a Juruena. São cerca de 30 quilômetros com 6 a 8 atoleiros. Mas não é um problema de 2023, é um problema que já vinha de 2022, 2021, 2020, 2019, há 12 anos que o governo federal nunca fez nada por aquela rodovia. A caixa daquela rodovia é muito abaixo do nível, então o acúmulo de água é muito maior”, explicou Dilmar.
Fonte: leiagora