Sophia @princesinhamt
Política

Governadores de SP e GO viajam para Israel em meio a tensão diplomática

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governador de , Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), devem embarcar na próxima segunda-feira, 18, para Israel a convite do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. A viagem ocorre em meio a uma tensão diplomática entre o Brasil e o governo israelense.

Netanyahu também convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, Bolsonaro está impossibilitado de participar devido à falta de passaporte, que foi entregue às autoridades por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no âmbito da . 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi convidado, mas declinou do convite do governo israelense. Os detalhes do itinerário da viagem ainda não foram divulgados.

Israel Brasil
Viagem De Governadores Ocorre Depois De Crise Criada Por Lula Ao Comparar A Ação De Israel Com Holocausto | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A tensão entre Brasil e Israel foi deflagrada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparar, durante viagem à Etiópia, a ação de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza com o Holocausto. Na ocasião, 6 milhões de judeus foram assassinados pelo regime da Alemanha nazista.

“É importante lembrar que, em 2010, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer o Estado palestino”, disse o presidente brasileiro, na ocasião. “É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus.”

Pela declaração, o governo de Israel passou a considerar o presidente brasileiro como .

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.