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Política

Governador rejeita diminuição nas tarifas de pedágio da BR-163, frustrando expectativas dos usuários da estrada

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O governador Mauro Mendes (União) já descartou redução na tarifa do pedágio da BR-163. Ele chegou a comentar que a rodovia tem uma tarifa muito abaixo do valor de mercado e este, inclusive, foi um dos motivos que nenhuma outra empresa quis assumir o trecho que está sob a concessão da Rota do Oeste. 

“Por isso o governo está entrando, porque não precisamos ter lucro nesta operação, mas não podemos ter prejuízo e o grande lucro será salvar vidas, melhorar logística, porque a BR é, e, sempre será, a rodovia mais importante do estado de Mato Grosso porque liga 70% dos cidadãos do estado”, afirmou, descartando qualquer possibilidade de redução. 

Os valores atuais variam de R$ 4,80 até R$ 8,20 para carros de passeios. Já para caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque de 6 eixos, o preço vai de R$ 26 a R$ 49. A deliberação referente aos novos valores a serem cobrados na BR-163 ocorreu em fevereiro deste ano e publicada no Diário Oficial.

A troca do controle acionário, porém, ainda depende da decisão do Tribunal de Contas da União em dois processos. A expectativa é de que ainda em maior isto ocorra e, enfim, o governo possa iniciar as obras. Mendes já adiantou que realizou o repasse de R$ 440 milhões para a MT Par para quitar a dívida com os credores da concessionária. 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) transferiu o controle societário da Concessionária Rota do Oeste para a MT Par, que ficará responsável por 850,9 quilômetros da rodovia, principal rota de escoamento da safra de grãos do estado do Mato Grosso. Com a transferência, a MT Par tem o compromisso de realizar o aporte financeiro de quase R$ 1 bilhão. O valor é mais do que cinco vezes superior ao que foi exigido para assinatura do contrato original.

Fonte: leiagora

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