Sophia @princesinhamt
Política

Governador de Roraima tem mandato cassado novamente pela Justiça: entenda a situação

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O cassou nesta segunda-feira, 22, o mandato do governador do Estado, Antonio Denarium (PP). Sob acusação de abuso de poder político e econômico, além de perder o cargo, Denarium também está inelegível nos próximos oito anos.

O acusado teria violado as regras de campanha ao realizar reformas nas casas de eleitores roraimenses por meio do programa Morar Melhor, em 2022. Além disso, teria distribuído em ano eleitoral e transferido recursos aos municípios durante o ano eleitoral de 2022. 

A ação foi movida pela coligação Muito Melhor. A adversária do atual governador era Teresa Surita (MDB), ex-prefeita de Boa Vista.

Na sessão, a relatora do caso, Tânia Vasconcelos, julgou parcialmente procedente o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE). Além de cassação e inelegibilidade, o órgão solicitou a aplicação de multa. 

Além de Denarium, o vice Edilson Damião (Republicanos) também foi cassado. No entanto, não se tornou inelegível. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Diante do exposto, em parcial consonância com o parecer ministerial, julgo parcialmente procedente”, votou a relatora. “Por que parcialmente procedente? Porque não estou aplicando a pena de multa.”

Denarium e Damião podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até que os recursos sejam julgados, eles continuam nos respectivos cargos. 

Em nota, o governador afirmou que “respeita a decisão judicial e reitera a confiança na Justiça e nas instituições democráticas”. 

governador Roraima cassadogovernador Roraima cassado
Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) decide pela cassação do governador Antonio Denarium | Foto: /TRE-RR

Esta é a terceira vez que Denarium tem o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por irregularidades durante a campanha. Desde 2023, o governador já havia sido condenado duas vezes à perda do cargo. A decisão desta segunda-feira, no entanto, é a primeira a incluir a inelegibilidade.

Antonio Denarium foi reeleito em 2022 para o segundo mandato com 163.167 votos. Antes de assumir o cargo de governador em 2019, ele havia sido designado como interventor federal pelo então presidente Michel Temer (MDB).

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.