No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta-feira (21), o ex-secretário estadual de Saúde e candidato a deputado estadual, Gilberto Figueiredo (UB), teve seu trabalho com ações inclusivas voltadas às pessoas com deficiências reconhecido pela superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Mato Grosso, Tais Augusta de Paula.
Segundo Tais, a mudança de cenário foi proporcionada pela gestão de Gilberto Figueiredo, pois antes desse novo modelo, os portadores de deficiência se deparavam com longas filas à espera de conseguir uma cadeira de rodas. Outro feito reconhecido foi a retomada da oferta de serviços de qualidade do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa.
“Meu trabalho junto com o Gilberto Figueiredo primeiro foi no Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, que ficou muitos anos praticamente abandonado, e as pessoas deficientes que precisavam de cadeiras de rodas esperavam 4 ou 5 anos para receber uma cadeira. Na atual gestão, a gente mudou tudo isso através de uma Secretaria de Saúde que trabalha com amor e respeito a todos”, destaca.
Tais também declarou seu apoio à candidatura de Gilberto à Assembleia. E lembrou da importância do olhar atento e sensibilidade do ex-secretário para todas as subáreas da SES, bem como o dinamismo e praticidade encontrados na oferta de serviços e na busca por equipamentos especiais para as pessoas com deficiência.
“Quando uma pessoa faz o bem sem olhar a quem ela merece o nosso apoio, graças a Deus hoje nós não temos fila para cadeira de rodas na capital. No estado de Mato Grosso, todas as pessoas que necessitam de cadeira de rodas têm sido atendidas rapidamente. O que para nós significa qualidade de vida, porque assim como as pernas são fundamentais para todos, a cadeira de rodas é fundamental para nós que precisamos”, completa.
Gilberto, que foi o gestor com mais tempo na pasta da saúde estadual dos últimos 12 anos, entre 2019 e 2022, agradeceu o reconhecimento e parceria de Tais em ações conjuntas e garantiu trabalhar, como deputado, para que a qualidade e melhoria da oferta dos serviços para pessoas com deficiência sejam mantidos.
“Fico muito feliz em poder contar com todos nesta candidatura. Juntos, vamos atuar na Assembleia Legislativa em defesa da saúde, da educação, da profissionalização e da inclusão social. Fico emocionado com o relato da Tais, que chegou de surpresa em uma de nossas reuniões de campanha. Ela esteve ao nosso lado durante a gestão da Secretaria de Estado de Saúde e nos auxiliou em muitos avanços em prol das pessoas com deficiência. Tenho muita gratidão por cada palavra deste depoimento que me emociona. É nessas horas que a gente pensa: a luta vale a pena”, ressalta Gilberto.
Indicadores de atendimentos
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), entre janeiro de 2018 e junho de 2022, o Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), entregou 4.548 cadeiras de rodas aos pacientes. Quase 80% desses atendimentos foram realizados depois de 2018, na gestão Gilberto Figueiredo na SES.
O Cridac também forneceu 2.683 concessões de OPM (Órtese, Prótese e Meio Auxiliar de Locomoção), entre janeiro de 2018 e junho de 2022. No mesmo período, 4.582 pacientes foram atendidos com a concessão de aparelhos auditivos (AASI); e 293.237 atendimentos de natureza conduta terapêutica, exames, procedimentos de reabilitação foram realizados no pelo Centro.
(Com Assessoria)