Sophia @princesinhamt
Política

General deixa Comando Militar do Planalto

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, chefe do Comando Militar do Palácio do Planalto, deixará o cargo para ocupar a subchefia no Estado-Maior do Exército. O Alto Comando tomou a decisão nesta semana, durante uma reunião. Assim, Dutra não será mais chefe do comando com sede em Brasília, onde ocorreram os atos de vandalismo de 8 de janeiro.

Dutra liderava o Comando Militar do Planalto desde abril de 2022. No Estado-Maior do Exército, o militar comandará a 5ª subchefia. A proposição de políticas, diretrizes, planos e orientações para as Relações Internacionais do Exército, por exemplo, estão entre as suas atribuições. O general de divisão Ricardo Piai Carmona irá substituí-lo no Comando Militar do Planalto.

A medida ressalta a desconfiança do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre os militares. , o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a demissão do general Júlio César de Arruda do comando do Exército ocorreu em virtude de “uma fratura no nível de confiança” do Executivo em relação às Forças Armadas. Tomás Miguel Ribeiro Paiva assumiu o lugar de Arruda.

A troca no Comando Militar do Palácio do Planalto é uma demonstração da relação próxima de Paiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.