Walter Braga Netto é o primeiro general de quatro estrelas a ser preso no Brasil. , acusado de participar do plano de um suposto golpe de Estado depois das eleições presidenciais de 2022.
O posto de general de quatro estrelas é o mais alto da carreira militar no Brasil. Na hierarquia das Forças Armadas, os generais são classificados por estrelas, que indicam o nível de responsabilidade e autoridade de cada oficial.
- General de Brigada: duas estrelas
- General de Divisão: três estrelas
- General de Exército: quatro estrelas
Braga Netto, atualmente na reserva, foi ministro da Casa Civil e da Defesa no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele também foi candidato a vice-presidente na chapa que buscava a reeleição em 2022. A trajetória militar do general começou em 1974, aos 17 anos, e acumula cargos de destaque nas e no governo federal.
Durante a carreira, Braga Netto foi chefe do Grupo de Observadores Militares das Nações Unidas no Timor Leste e como adido do Exército na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos. Ele foi comandante Militar do Leste e interventor da Segurança Pública do Rio de Janeiro durante o governo de Michel Temer (MDB), entre 2018 e 2019.
O general também obteve os títulos de mestre em operações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1988, e doutor em aplicações, planejamento e estudos militares pelo Curso de Altos Estudos da , em 1994.
Segundo a Polícia Federal, há indícios de que Braga Netto tenha coordenado uma tentativa de golpe. , no Comando da 1ª Divisão de Exército, que faz parte do Comando Militar do Leste.
Braga Netto foi comandante dessa divisão entre 2016 e 2019. Por isso, o ex-ministro ficará detido na mesma sede militar que já comandou, no Rio de Janeiro.
Fonte: revistaoeste