Uma das lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) usou as redes sociais para espalhar teorias da conspiração no caso do atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, neste sábado, 13. Ricardo Berzoini externou não acreditar na veracidade do caso.
“Acreditar no ‘atentado’ contra Trump é o mesmo que crer na facada (fake ada) de Juiz de Fora em 2018″, afirmou Berzoini, que foi o presidente nacional do PT de 2005 a 2009. “Foi uma encenação mal ensaiada. O golpista fascista quer derrotar o genocida do povo palestino com essa canastrice?”
Acreditar no “atentado” contra Trump é o mesmo que crer na facada (fake ada) de Juiz de Fora em 2018. Foi uma encenação mal ensaiada. O golpista fascista quer derrotar o genocida do povo palestino com essa canastrice?
— RICARDO BERZOINI (@ricardoberzoini) July 14, 2024
Para tais afirmações, o petista não apresentou provas ou indícios. Diferentemente da postagem dele, autoridades norte-americanas confirmaram a veracidade do crime que tinha o republicano como alvo.
O Serviço Secreto dos EUA, por exemplo, afirmou que um atirador efetuou disparos. De acordo com o órgão, . Além disso, outras duas pessoas ficaram gravemente feridas. Um dos disparos do ex-presidente.
Trump é retirado de comício depois de tiros pic.twitter.com/r47YPlEeW3
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 13, 2024
O federal bureau of investigation (fbi) definiu o caso como tentativa de assassinato de Trump. O FBI também confirmou a identidade do responsável pelo atentado: , de 20 anos, que morava em Bethel Park, na Pensilvânia. Agentes de segurança eliminaram o criminoso logo depois dos disparos.
Assim como o atentado contra Trump, que foi atingido enquanto discursava em comício em Butler (Pensilvânia), não há evidências de que o caso de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, tenha sido fake. No dia 6 de outubro de 2018, o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro foi esfaqueado na região do abdômen.
Desde do episódio, Bolsonaro , uma vez que teve o aparelho digestivo afetado pela facada. Apontado como autor do crime, Adélio Bispo .
O político que, sem provas, acusa de fake o atentado contra Trump e o esfaqueamento de Bolsonaro já teve espaço na alta cúpula petista. Em outubro de 2005, em meio ao escândalo do Mensalão, Ricardo Berzoini tornou-se presidente nacional do PT. .
Aos 64 anos de idade, Berzoini também teve vez no Poder Executivo. Foi ministro tanto de Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Dilma Rousseff. Ficou à frente de pastas como Previdência Social, Trabalho, Relações Institucionais, Comunicações e Secretaria de Governo.
Além disso, Berzoini cumpriu quatro mandatos como deputado federal. A saber, ganhou eleições para o Congresso Nacional de 1998 a 2010, sempre pelo PT de São Paulo.
Fonte: revistaoeste