Fernando Alfredo, ex-presidente do em , pretende competir com nas prévias partidárias marcadas para sábado, 27. A notícia surge em meio a dúvidas sobre o financiamento da campanha de Datena.
O PSDB receberá R$ 127 milhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. No entanto, fontes ouvidas pela CNN afirmam que o repasse para Datena será modesto, pois o partido tem outras prioridades, como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Curitiba, onde Beto Richa deve ser candidato.
Em entrevista ao canal, Fernando Alfredo disse que quer saber se Datena usará o próprio dinheiro para financiar a campanha, deixando os recursos do fundo eleitoral para os candidatos a vereadores. Ele planeja levar cerca de mil filiados para a convenção e apresentar um manifesto contra o apresentador.
“O que eu quero debater com o Datena é o que ele pensa sobre a cidade de São Paulo”, disse. “A gente não sabe qual a avaliação dele dos governos [José] Serra, [João] Doria e Bruno [Covas]. Qual a proposta que ele tem para a cidade? Nem programa de governo ele tem.”
Alfredo foi aliado de Bruno Covas e presidiu o PSDB durante sua gestão. Ele apoiava a aliança com Ricardo Nunes (MDB), mas foi derrotado. A decisão enfraqueceu o PSDB, resultando na saída de oito vereadores e um secretário municipal. Especialistas dizem que Datena terá apenas 26 segundos de tempo de TV e cinco inserções diárias.
“A ideia é que a gente apresente na convenção o meu nome para o partido apreciar. Se ele topar debater comigo e as propostas que ele apresentar me convencerem, ele será meu candidato”, disse Alfredo. “Do contrário, tenho direito de também ser.”
A campanha de Datena não fez comentários, mas o pré-candidato criticou Nunes em um vídeo no Instagram, acusando-o de usar militantes do PSDB contra ele.
“Olha, não adianta esse desesperado do prefeito Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, usar os empregadinhos dele do PSDB — já deviam ter ido junto com os que foram – para tentar atrapalhar a nossa convenção”, declarou Datena. “Aliás, tudo que acontecer fora da curva e com violência na nossa convenção vai ser culpa do Ricardo Nunes.”
À CNN, Ricardo Nunes afirmou que Alfredo não é funcionário da prefeitura. Ele disse que tem observado um alto índice de reprovação da candidatura de Datena entre os próprios tucanos.
Nunes também elogiou as habilidades do pré-candidato como apresentador, mas ressaltou que administração pública é um assunto que ele, como prefeito, entende.
“Veja, se ele criticar a educação, teremos um recém-filiado que passou por 11 partidos criticando uma gestão de um secretário filiado por muitos anos no PSDB”, acrescentou. “Datena é um bom apresentador de TV, certamente eu não apresentaria um programa como ele é capaz de fazer. Mas administração pública é comigo, disso eu entendo.”
Fonte: revistaoeste