Sophia @princesinhamt
Política

Ex-funcionários da Santa Casa se reúnem com Marcia e pedem apoio para receber direitos trabalhistas

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Da

Ex-funcionários da Santa Casa da Misericórdia em Cuiabá se reuniram na noite dessa quarta-feira (21) com a candidata ao governo Marcia Pinheiro (PV), para pedir apoio com relação aos direitos trabalhistas que não foram pagos após o candidato à reeleição, Mauro (União), assumir a gestão do local, que antes, era instituição filantrópica gerenciada por um grupo de médicos.

São aproximadamente 900 ex-funcionários que se dedicaram entre 20 e 40 anos de trabalho à instituição e não tiveram seus direitos trabalhistas garantidos.

O membro da Comissão de Funcionários da Santa Casa, André Luiz Devaux de Lara, lembra que em 2019, quando o Governo do Estado assumiu a administração do hospital, foram humilhados e expulsos.

 “Somos ex-funcionários da Santa Casa e fomos expulsos da instituição por militares, devido à arrogância do governador Mauro Mendes. Estamos aqui desamparados e humilhados. Nesse período de candidatura, procuramos o governador para nos assistir porque não recebemos os nossos passivos trabalhistas, só fomos expulsos.  Tinha gente com 40, 30 e 20 anos de casa e que perdeu todos os seus direitos. E através dessa injustiça procuramos o apoio da Marcia Pinheiro, porque é mais fácil, tem diálogo e saberá entender que precisamos receber o que é nosso. Desde 2019 estamos sofrendo. A Secretaria de Saúde do Estado disse que nenhum funcionário da gestão passada interessa o Governo, somente o prédio”, lamentou.

Claudinara Almeida, que trabalhou na Santa Casa por 26 anos, disse que ainda não caiu a ficha sobre as perdas trabalhistas que pode ter depois de ter dedicado mais da metade de sua vida ao trabalho. “O que ele fez conosco, é humilhante, no dia que eles tomaram a Santa Casa, tinha mais de 100 policiais lá, o ex-secretário, o Gilberto Figueiredo, estava com o Segurança Pública, e chegaram lá e, até para irmos ao , tinha policiais atrás da gente. Tem muitos colegas nossos fazendo tratamento de depressão, vários morreram porque eram apaixonados pela Santa Casa. Eu trabalhei 26 anos lá, aqui é só gente com mais de 20 anos de trabalho da Santa Casa. Aí Gilberto faz propaganda mentirosa, falando que salvou o local, que era gerenciado por médicos. Todos, naquela época, sem receber há 7 meses, estávamos todos os dias prestando serviços. Quero dizer também que a produção atual do local é muito menor que da Antiga Santa Casa, e os gastos são maiores. Isso o Ministério não vê?”, questionou ela.

Eleita, Marcia Pinheiro, prometeu sentar-se com técnicos da gestão estadual para solucionar o problema e dar dignidade a essas pessoas que foram desprezadas pela gestão Mauro Mendes. “A Santa Casa existe há anos e o que vocês estão passando não me surpreende. Ele [Mauro Mendes] persegue os servidores, corta direitos garantidos na Constituição, taxa idosos e romantiza crianças a andarem mais de 3km por dia para chegarem as escolas. E vocês acham que ele vai ter dó de quem? Se nem de idosos e crianças não tem”, disse Marcia

Ainda: “Quero me colocar à disposição para termos mais diálogos com vocês. Podem ter certeza, vocês vão ter vez e voz e terão com quem se sentar para acharmos uma saída. O atual governo quer ver números, o resto dane-se.  Quero dizer que vocês têm meu apoio. Nós vamos nos sentar com técnicos que entendam, tenho que ver o que é para a Santa Casa e sua prestação de serviços. Discutiremos a melhor forma para beneficiar a todos”, concluiu.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.