Sophia @princesinhamt
Política

Esquerda lidera índices de rejeição em Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador: o que isso significa?

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Representantes da esquerda lideram os índices de rejeição eleitoral em três capitais estaduais: Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. Ao menos é o que indica a trinca de levantamentos de intenção de voto divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo instituto .

Na capital mineira, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) aparece na primeira posição do indicador rejeição. O nome da parlamentar foi a resposta dada por 21,8% dos entrevistados que ouviram a pergunta: “Se as eleições para prefeito de Belo Horizonte fossem hoje, em qual/quais desses candidatos o(a) senhor(a) não votaria de jeito nenhum?”.

Professora e mulher trans, Duda está em seu primeiro mandato na . Antes, atuou como vereadora de Belo Horizonte, ficando no cargo de janeiro de 2021 ao início do ano passado, quando renunciou para assumir o cargo de deputada. Filiada ao PDT desde 2019, ela já militou pelo Psol, outro partido da esquerda brasileira.

rejeição belo horizonte - paraná pesquisas - esquerda - duda salabert
Lista Com O Nível De Rejeição Dos Pré-Candidatos À Prefeitura De Belo Horizonte | Foto: Divulgação/Paraná Pesquisas

Prefeita da capital cearense de 2005 a 2012, a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) é a integrante da esquerda a liderar a rejeição entre os eleitores de Fortaleza. De acordo com o Paraná Pesquisas, 32,8% dos entrevistados afirmaram que “jamais votariam” na petista, que já foi vereadora e deputada estadual.

rejeição fortaleza - paraná pesquisas - esquerda - Luizianne Lins
Petista Luizianne Lins Lidera A Rejeição Eleitoral Em Fortaleza | Foto: Divulgação/Paraná Pesquisas

Mais um integrante da esquerda lidera a rejeição eleitoral em Salvador. Na capital baiana, o primeiro colocado no levantamento do Paraná Pesquisas nesse quesito é Geraldo Júnior (MDB). Vereador soteropolitano de 2013 a 2022, ele é renegado por 36,4% do eleitorado local. Emedebista, Júnior é aliado do PT, sendo vice-governador da Bahia na gestão — e atua nos bastidores do poder para contar com um petista para integrar sua chapa na tentativa de conquistar a prefeitura.

rejeição salvador - paraná pesquisas - esquerda - geraldo júnior
Emedebista Próximo Ao Pt, Geraldo Júnior É O Primeiro Colocado Em Rejeição Em Salvador | Foto: Divulgação/Paraná Pesquisas

Em Salvador e Fortaleza, os levantamentos divulgados nesta quinta-feira foram feitos a partir de entrevistas realizadas com 800 potenciais eleitores, com margem de erro em 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Já em Belo Horizonte, a pesquisa contou com 900 participantes e margem de erro de 3,3 pontos porcentuais. Nos três casos, o nível de confiança é de 95%. As entrevistas foram feitas de 22 a 27 de março.

Os três levantamentos do Paraná Pesquisas foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral com os seguintes números:

  • Belo Horizonte — MG-08204/2024;
  • Fortaleza — CE-01878/2024; e
  • Salvador — 02254/2024.

Políticos da esquerda também lideram a rejeição eleitoral em outras duas cidades, conforme levantamentos divulgados pelo Paraná Pesquisas neste mês. Em Santos (SP), por exemplo, quem aparece na primeira colocação é (PT). Em Belém, o detentor dessa condição é o único integrante do Psol com a responsabilidade de administrar uma capital: .

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.