A vereadora eleita por Cuiabá, Samantha Iris (PL), esposa do prefeito eleito Abilio Brunini (PL), vai presidir provisoriamente a sessão preparatória de abertura dos trabalhos legislativos, programado para o dia 01 janeiro, por ter sido a parlamentar mais votada nas eleições municipais. Ele obteve 7.460 mil votos.
O Regimento Interno indica que Samantha dará início à sessão, tendo ao lado, outros dois vereadores, que servirão de 1º e 2º secretários. Obrigatoriamente, eles deverão pertencer às maiores bancadas.
O trio recolherá os diplomas, declaração de bens e das certidões de quitação eleitoral atualizada. As lideranças partidárias terão oportunidade de fala, seguido pelo encerramento da sessão.
No mesmo dia, ocorrerá à eleição da Mesa Diretora que atuará no biênio 2025-2026. A chapa que for eleita, terá de cumprir novamente todo o rito da primeira sessão.
Em seguida, será dado posse para Abilio e a sua vice, Coronel Vânia (Novo), quando também terão oportunidade de fala. Ao fim dos pronunciamentos, a sessão deve ser encerrada. Os trabalhos Legislativos retornam somente no início de fevereiro.
Fonte: rdnews