A direção do Colégio Salesiano São Gonçalo, por exemplo, umas das escolas particulares mais tradicionais do município, contratou uma empresa de segurança privada para realização de rondas ostensivas na unidade.
Além disso, aumentou o número do efetivo interno, mapeou todos os pontos de vulnerabilidade da instituição, e ainda garante que irá implementar medidas de segurança estruturais.
Outra ação adotada será a criação de uma ouvidoria para denúncias e a contratação de uma empresa para formação e treinamento de segurança para professores, colaboradores e alunos.
A informação foi divulgada através de e-mail encaminhado aos pais dos alunos na segunda-feira (10).
Outra escola que também anunciou reforço na segurança externa foi o Colégio Maxi. A instituição de ensino ainda informou aos pais de seus alunos que irá adotar medidas mais rígidas nas normas de entrada de alunos e familiares ao prédio, e implementar treinamento de emergência e patrulhamento.
“Estamos atentos ao acolhimento dos sentimentos dos alunos por meio das aulas do Programa Rumo Certo e do Laboratório Inteligência de Vida. Pedimos também às famílias que se atentem ao cuidado com o bem-estar emocional, a fim de evitar desestabilização diante do que circula nas redes sociais”, informa o comunicado encaminhado pela direção da escola aos pais e responsáveis.
O Colégio Alicerce também fez questão de divulgar um comunicado tranquilizando os pais dos alunos sobre a segurança do ambiente escolar.
“Mesmo antes dos fatos recém acontecidos, a nossa escola já tomava medidas de extrema segurança. O nosso portão é eletrônico que só abre acionado por dentro, com monitoramento na secretaria, ou seja, o portão só é aberto para pessoas responsáveis pelos alunos e funcionários”, disse a escola, reforçando que a instituição ainda conta com câmeras de vigilância e alarmes.
Já o Colégio ECSA informou que possui acompanhamento de vigilância privada e está investindo em protocolos de emergência com treinamento de segurança com apoio de consultoria externa especializada no tema.
Diante das ameaças de ataques que circulam nas redes sociais, ainda reforçou o protocolo de entrada dos alunos e familiares, garantindo a presença de segurança externa durante todo o dia, e no entorno da escola garantirá, junto aos inspetores, a segurança dos alunos e seus familiares.
O Sesi Escola Cuiabá, por sua vez, passará a adotar medidas mais rígidas como a implantação de reconhecimento facial para a retirada do aluno da instituição de ensino.
Em comunicado enviado aos pais no início desta semana, a direção do colégio informou que, a partir do dia 20 deste mês, apenas pais e responsáveis com cadastro biométrico poderão ter acesso à unidade.
Além disso, somente veículos com adesivo oficial da escola poderão acessar a entrada pela guarita do Sesi Park. Por fim, informaram ainda que reforçaram a segurança do local.
Por conta do atual cenário, o Colégio Coração de Jesus adiou a abertura dos Jogos para Educação Infantil e Fundamental, e reforçou a segurança nas entradas e dentro da unidade.
Com relação às unidades públicas municipais, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), junto a Secretarias de Ordem Pública e de Educação estão estudando medidas a serem adotadas.
Fonte: leiagora