Sophia @princesinhamt
Política

Escolas de educação básica preparam semana da saúde mental

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Em razão da Lei nº. 11.867/2022, que estabelece a criação da semana dedicada à saúde mental nas escolas de educação básica no âmbito de Mato Grosso, as unidades escolares se organizam para aplicar a ação temática, na última semana do mês de fevereiro, conforme estabelecido pela legislação vigente. 

Segundo a proposta, unidades escolares deverão realizar atividades extracurriculares para a conscientização e difusão do assunto entre os alunos, tais como palestras, atividades multidisciplinares e oficinas. O objetivo principal da semana é prevenir casos de depressão e suicídio nos ambientes escolares e levar a compreensão sobre os sintomas, comportamentos e cuidados a serem tomados. 

O autor da lei é o deputado estadual Thiago Silva (MDB).

A expectativa do deputado é que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) possa dar todo o suporte necessário para que as escolas estaduais de Mato Grosso possam receber as informações específicas que tratam sobre a aplicação da lei e os cuidados com a saúde mental das crianças e jovens. 

“Neste período pós-pandemia da covid-19, recebemos relatos de que muitas famílias estão precisando de apoio do Poder Público e acredito que com o cumprimento desta lei, podemos evitar maiores danos à saúde psicológica da nossa juventude. Estaremos em conjunto, com a rede estadual de ensino, promovendo ações para fortalecer a importância do tema nos dias atuais, que tem se agravado aos casos de distúrbios mentais em crianças e jovens”, disse Thiago.

Ainda de acordo com a lei, os estabelecimentos de educação básica, públicos e privados, instituirão em seu calendário escolar a data, com a finalidade de difundir informações e produzir esclarecimentos sobre o tema.

Para a estudante de psicologia, Carolina Ferreira, os alunos e profissionais das escolas terão mais informações que ajudarão a prevenir casos de depressão. “Achei essa nova lei uma ótima ideia, para cuidarmos de casos de depressão nos jovens, pois infelizmente tem ocorrido atentados contra a própria vida, nos lares de nosso Estado”, comentou.
 

Assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.