Sophia @princesinhamt
Política

Encontro histórico: Lula, ministros do STF e Pacheco se reunirão em evento no dia 8 de janeiro

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as cúpulas do Judiciário e do Legislativo participam nesta segunda-feira, 8, de um evento para “celebrar a democracia” no Congresso Nacional. O Supremo Tribunal Federal (STF) também faz um ato público para lembrar um ano da invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes.

+ no site da Revista Oeste

No Congresso, o evento começa às 15 horas, no Salão Negro, e a expectativa é reunir 500 pessoas. A abertura terá apresentação do Hino Nacional, cantado pela ministra Margareth Menezes (Cultura).

Além de Lula, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do presidente do STF, Rodrigo Pacheco, também devem compor a mesa de honra a primeira-dama Janja da Silva, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e a ex-presidente do STF Rosa Weber. A lista dos ainda não foi confirmada.

+

A organização da cerimônia convidou todos os 27 governadores, os prefeitos de capitais e os ministros e presidentes de Tribunais Superiores, além de deputados, senadores, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), presidentes de Assembleias Legislativas e de autarquias federais.

Embora Lula queira passar a imagem de união com o evento, governadores e parlamentares de oposição não vão participar da solenidade. Na quinta-feira 4, senadores de oposição publicaram um manifesto contra os eventos marcados pelos Três Poderes.

+

Ao menos oito governadores não devem comparecer, por motivos variados. Tarcísio Gomes de Freitas, governador de São Paulo, e Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, não estarão presentes. Ibaneis chegou a ser afastado do cargo pelo STF depois dos atos de 8 de janeiro. , vice-governadora do DF, irá ao evento. Os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ainda não decidiram se vão.

Exposições no STF e Congresso

Mais cedo, às 14 horas, o STF faz uma cerimônia para abrir uma mostra de peças danificadas e fragmentos dos atos de vandalismo do 8 de janeiro. A exposição vai ser aberta ao público na terça-feira 9, das 13h às 17h. A Câmara dos Deputados organizou uma exposição com fotos inéditas dos danos causados no Congresso Nacional. As fotos foram feitas por funcionários da Câmara e serão expostas no Salão Verde da Câmara.

Segurança neste 8 de janeiro terá mais de 2 mil agentes

8 de janeiro penas réus maiores - moraes - paris8 de janeiro penas réus maiores - moraes - paris
Manifestantes São Retirados Do Palácio Do Planalto, Durante O 8 De Janeiro | Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil

Em razão dos eventos, a Esplanada dos Ministérios vai ser parcialmente fechada nesta segunda-feira para a passagem de veículos e pessoas.

Ao menos 250 homens da Força Nacional estarão pelo Palácio do Planalto e 2 mil policiais militares do Distrito Federal poderão ser cedidos para a Esplanada, caso haja necessidade. Apesar do forte esquema de segurança, as autoridades policiais do Distrito Federal não detectaram nenhuma mobilização significativa para atos contra o governo.

+

Na quinta-feira 4, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o governo do Distrito Federal assinaram um protocolo no qual definiram a forma de atuação conjunta nesta segunda-feira. Também houve o repasse de R$ 3,6 milhões em investimento, na forma de 20 viaturas, armamentos, drones, cartuchos e outros equipamentos para o fortalecimento da segurança pública no Distrito Federal.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.