O mais recente levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Araraquara (SP) mostra disputa acirrada entre os pré-candidatos do Partido Liberal (PL) e do Partido dos Trabalhadores (PT). Conforme os dados divulgados na manhã deste sábado, 27, pelo , eles estão em condição de empate técnico em dois diferentes cenários.
No primeiro, o ex-vereador Luís Cláudio Lapena Barreto (PL) surge numericamente à frente da ex-secretária municipal de Saúde Eliana Honain (PT). Enquanto Doutor Barreto, como é popularmente conhecido, registra 34,8%, a petista crava 33%.
Ou seja, a diferença entre os dois é de apenas 1,8 ponto porcentual. Diferença menor que a da margem de erro do levantamento, que é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Além disso, o cenário um conta com outros três pré-candidatos. Eles, aliás, também estão em condição de empate técnico: Pedro Tedde (Novo), Doutor Marcos Garrido (PSD) e Tiago Pires (PCO). A saber, tiveram a seguinte pontuação: 8,3%, 5,8% e 3%, respectivamente.
De acordo com o instituto, 8,2% dos entrevistados afirmaram que vão anular, votar em branco ou não escolherão nenhum dos pré-candidatos mencionados. Já 7% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
O Paraná Pesquisas formulou um outro cenário de pré-candidatos. Nesse sentido, tirou o representante do PCO da lista. Dessa forma, sem Pires numa hipotética disputa pela Prefeitura de Araraquara, Lapena contabiliza 35,1% das intenções de voto.
O membro do PL, contudo, segue na condição de empate técnico com a representante do PT. No cenário dois, Eliana aparece com 33,4%.
Tedde aparece com 9,7% nessa configuração. Assim, permanece tecnicamente empatado com Garrido, com 6,1%.
Para o segundo cenário, 8,6% formam o bloco do nenhum/branco/nulo. Não sabem ou não quiseram responder são, por fim, 7,2%.
O levantamento do Paraná Pesquisas para mensurar as intenções de voto para a Prefeitura de Araraquara foi registrado no , com o número SP-03157/2024.
Para compilar todos os dados, a equipe do instituto entrevistou 710 eleitores em potencial no município, que está na região central do Estado de São Paulo e tem , conforme o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As entrevistas ocorreram de 21 a 25 de julho.
Além da já mencionada margem de erro de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos nos resultados gerais, o nível de confiança da pesquisa é, de acordo com o Paraná Pesquisas, de 95%.
Fonte: revistaoeste