Sophia @princesinhamt
Política

Emanuel diz que biografia de Bezerra deve ser respeitada: “vale ouro, é um patrimônio do MDB”

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que ainda não ouviu do deputado Federal Carlos Bezerra (MDB) se ele pretende continuar no comando do MDB em Mato Grosso, mas alerta que a história dele dentro do partido deve ser respeitada. Nos bastidores, especula-se que a deputada estadual Janaína Riva (MDB), reeleita com mais de 82 mil votos, estaria articulando para assumir o comando da legenda no lugar de Bezerra, que após quatro mandatos consecutivos na Câmara, não conseguiu se reeleger no dia 2 de outubro.

Em conversa com jornalistas, Emanuel lembrou que líderes nacionais emedebistas já se manifestaram sobre o assunto.

“Ele não me falou ainda [se vai permanecer na presidência], mas até é natural, a Executiva Nacional já soltou uns vídeos, tanto o presidente nacional Baleia Rossi [MDB-SP], como o líder do partido na Câmara, Isnaldo Bulhões Júnior [MDB-AL], já manifestaram publicamente o desejo de que se respeite a biografia do Bezerra e a gente não pode descartar uma liderança do porte de Bezerra dessa forma”, disse Emanuel Pinheiro.

Conforme as conversas dos bastidores, Janaína estaria articulando com o deputado federal reeleito Juarez Costa a divisão de cargos partidários do MDB e a possível presidência. Tudo isso para impedir o crescimento do prefeito Emanuel Pinheiro na sigla. Mas mesmo sem mandato, Bezerra pretende permanecer no comando da legenda e contaria com o apoio da cúpula do partido.

“Com certeza o Bezerra tem todo o prestígio do nosso diretório nacional e continuará no comando do nosso partido para fazer ainda mais”, afirmou o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

De acordo com Emanuel Pinheiro, quem está conduzindo o processo são os dois deputados federais reeleitos do MDB, seu filho, Emanuelzinho, e Juarez Costa.

“Eles vão liderar esse processo. Eu, particularmente, defendo que a história do Bezerra seja respeitada. A renovação partidária, a formação de quadros, o surgimento de novas lideranças internas, é importante também, mas não podemos desmerecer a biografia do Bezerra e a sua história dentro do partido no Mato Grosso e no Brasil”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na opinião de Emanuel, o fato de Bezerra não ter sido reeleito para mais um mandato na Câmara, não é algo que deva ser levado em conta e sim a sua história dentro do partido.

“Os resultados eleitorais são efêmeros, perde hoje ganha daqui a dois anos. Então, isso faz parte, agora a biografia do Bezerra, a história do Bezerra, o amor pelo partido, a dedicação ao partido, o MDB está onde está hoje graças a décadas, décadas e décadas de dedicação e luta do Bezerra pelo fortalecimento do MDB no Estado. Então, isso não pode ser em hipótese nenhuma ser violentado, essa biografia vale ouro, é um patrimônio do MDB e ela tem que ser respeitada”, afirmou o prefeito.

“Até março ou abril, se não me engano é o prazo nesse momento de validade da comissão provisória regional, não deve nem ser discutido. Mas eu acho que o Bezerra tem que estar à mesa de discussão ao lado dos dois grandes líderes desse processo, que são o deputado Emanuelzinho e Juarez Costa”, concluiu Emanuel Pinheiro.

Sobre o assunto, o deputado federal Emanuelzinho já se manifestou defendendo a permanência do líder Carlos Bezerra no cargo de presidente do MDB em Mato Grosso. Ele salientou que ele é uma liderança histórica e não faz sentido a configuração que está sendo feita para tirá-lo do comando da agremiação.

“Da minha parte, independente dele com mandato ou não, se ele tiver pretensões de seguir liderando o MDB, o partido que é a paixão da vida dele, tenho total deferência em apoiá-lo”, disse Emanuelzinho, destacando, ainda, que membros do partido, filiados, prefeitos, como Emanuel Pinheiro e Kalil Baracat, de Várzea Grande, devem ser ouvidos.

“Todos têm que ser ouvidos. Mas eu hoje defendo, se o candidato Bezerra tiver interesse em manter sua posição no partido, de forma democrática, acho que ele deve ser reconduzido”, acrescentou.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.